Saúde / Conquista
16 de Dezembro de 2014 16h55
Reinaugurada Unidade de Saúde de Família Novo Paraíso I
A população do bairro Novo Paraíso I prestigiou e comemorou muito a reinauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Paraíso I, fechada há quase dois anos para reforma. Lideranças do bairro e pacientes da unidade puderam conferir como ficou a nova estrutura do prédio.
"Nossa unidade melhorou muito. Antes estávamos recebendo atendimento lá na Clínica da Família e ficava difícil por causa da distância para as crianças e os idosos, e ainda mais por que lá atende vários bairros, então estava sempre cheio, dificultando o nosso acesso. Agora só temos a comemorar, agradecer muito e zelar pelo que é nosso", ressaltou a presidente dos bairros Novo Paraíso I e II, Silvandira Rodrigues dos Santos.
O evento também contou com a presença do representante do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Gilberto David Filho.
"Sabemos da importância de qualificar o cuidado e o atendimento à população. Saúde não se faz mais apenas com hospitais, por isso a importância das unidades básicas perto da casa dos pacientes, mais próximas da população que realmente precisa de atendimento, e é isso que encontramos aqui hoje com a reinauguração desta unidade. Além disso, a cobertura do Programa de Saúde da Família vem crescendo em Cuiabá e isso demonstra a importância com que a gestão trata este assunto", enfatizou.
Para o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Garcia, a unidade de saúde não foi somente reformada, e sim reconstruída.
"Sei da história desta unidade, sei da história desta comunidade perante a unidade para que conseguissem transformar este local. Era uma unidade que merecia ser melhorada e que, graças a Deus, foi. Ela não foi somente reformada, o que aconteceu aqui foi uma reconstrução e o secretário Werley Peres está de parabéns pelo empenho colocado aqui", completou.
Já o secretário de Saúde, Werley Peres, lembrou quando esteve em 2012 na unidade juntamente com o Prefeito Mauro Mendes e este fez o compromisso de reformar a unidade.
"Estamos cumprindo este compromisso feito pelo prefeito em 2012. Buscamos o que cada gestor deveria fazer, que é respeitar o erário e devolver à população o que ela merece. Demorou um pouco mais para que a obra ficasse pronta em decorrência de problemas com a construtora, mas agora está entregue. Nosso objetivo é melhorar e sanar as necessidades de toda a população com qualidade", enfatizou.
Além da reforma, a Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Paraíso I também foi ampliada, ganhando nova fachada, rampa de acessibilidade, banheiro para deficientes físicos e um consultório dentário, que passará a funcionar no início do ano de 2015.
"Hoje nós já atendemos uma população de aproximadamente 3,5 mil pessoas, mas com a reforma este número deverá aumentar principalmente por causa do consultório dentário", concluiu Peres.
Estiveram presentes na cerimônia de reinauguração da USF Novo Paraíso os secretários de Esportes, Cidadania e Juventude, Carlos Klaus; de Apoio a Segurança Pública Henrique de Souza; e o secretário-adjunto de Assistência da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Antônio Santos e Silva.