Esportes e Lazer /
31 de Janeiro de 2015 08h27
Rei e Rainha do Carnaval 2015 são coroados diante de mais de três mil foliões
Os novos Rei Momo e Rainha do Carnaval 2015 foram coroados e aplaudidos na noite desta sexta-feira (30) por cerca de 3.500 foliões, que acompanharam os vencedores no ritmo do samba. Welly Gomes Miranda e Marcelo Augusto de Sá Costa acabam de iniciar seu reinado, que já causa fascínio no público pelo domínio na ponta dos pés e simpatia.
Avaliados nos critérios de comunicação, harmonia corporal, espírito carnavalesco, simpatia e domínio da arte de sambar, os ganhadores surpreenderam os jurados por representar bem a cuiabania e o samba. Para Welly, essa vitória é fruto de muito empenho e dedicação.
“A preparação para uma rainha deve começar um ano antes, com muito empenho em todos os sentidos. Me entreguei a esse sonho e hoje essa faixa e coroa representam uma vitória muito linda para mim”, conta a jovem cabelereira de apenas 20 anos, que também levou para casa o prêmio de R$ 5 mil.
Já para o novo Rei Momo, condicionamento físico é fundamental e o pouco tempo para mostrar seu samba na competição exigiram mais do que o público imagina.
“É preciso estar preparado para cair no samba e acompanhar o ritmo dessa festa. É gratificante chegar aos 46 anos e poder ter esse fôlego para representar nosso Carnaval e ainda ser premiado com R$ 3 mil”, afirma Marcelo, que é professor de Educação Física.
A Praça da Mandioca, tradicionalmente conhecida por ser o reduto do samba na Capital, foi o palco deste pontapé inicial do Carnaval Cuiabano. O local reuniu também amantes da festa popular e do bom samba, que foram rapidamente levados pelo ritmo da Bateria Ouro Samba Show e do grupo Erielson Marques e Banda, além de uma rápida apresentação da Rainha da Praça da Mandioca.
Dar início à programação carnavalesca de Cuiabá na Praça da Mandioca ganha um significado todo especial, conforme conta Alberto Machado, secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo.
“Essa praça possui personagens históricos que fazem parte da nossa cultura e sua simbologia para o carnaval cuiabano é muito grande. Fazer essa festa aqui significa muito para a tradição carnavalesca local e para a valorização desta comemoração”, revela.
Além da simbologia por trás da festa e do espaço, reforçar as tradições da Capital e da cuiabania são o foco do carnaval de rua realizado pela Prefeitura de Cuiabá, conforme conta o secretário.
“A secretaria tem a missão de trazer de volta hábitos culturais e reforçar as tradições. O nosso carnaval é uma celebração atemporal que une a diversão com o resgate histórico. Ver que a iniciativa privada também tem esse olhar sensível ajuda a reforçar o papel do evento e preciso agradecer à Ótica Seu Filó, que patrocinou o prêmio dos vencedores”, afirma.
E com início oficial do Carnaval 2015, os novos rei e rainha já entraram no ritmo e prometem um reinado repleto de alegria, um dos principais aspectos da festa popular.
“O carnaval é essa energia, são esses sorrisos nas ruas. E os foliões podem esperar muito mais dessa alegria e samba no pé. Quero que meu reinado seja um dos melhores desta festa cuiabana!”, conta Welly com entusiasmo.
Quanto ao Rei Momo, Marcelo, a folia é muito bem vinda e será celebrada, mas com muita consciência.
“Eu vou trazer muita folia ao lado da minha rainha, além de reforçar a todos os cuiabanos sobre um carnaval consciente, com as devidas precauções necessárias. Festejar é muito bom e deve ser feito com segurança”, aponta.
A festa carnavalesca contou também com a presença dos secretários-adjuntos de Governo e Comunicação, João Batista, e da pasta de Cultura, Esporte e Turismo, Jefferson Preza e Paulo Traven.
Tradição permanente
A escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2015 foi abrilhantada pelos tradicionais carnavalescos, que acompanham a festa de rua há muitos anos.
Para Jonny Almeida, auxiliar de carnavalesco do Bloco Banana da Terra, o carnaval de rua cuiabano traz algo que há um bom tempo não era visto e precisa ser valorizado.
“O que mais gosto dessa celebração é a união dos bairros, coisa que não se via há anos. É muito bom ver gente de todos os cantos de Cuiabá num lugar só, com um único propósito”, diz.
Dona Terezinha Carmo, integrante do Bloco Boca Suja há mais de 20 anos, nunca perde o carnaval de rua e reforça a importância da comemoração popular.
“É valioso esse momento aqui, nessa praça tão histórica. Amo meu bloco e amo estar rodeada por esse mar de gente animada”, conclui.