Notícias

Saúde / ATENDIMENTO

15 de Dezembro de 2014 16h01

Reforma da USF Novo Paraíso I e Consultório na Rua serão entregues à população nesta terça-feira

Dani Danchura

A obra de reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Paraíso I será entregue à população nesta terça-feira (16). O evento está marcado para as 8h30, na Rua D, no bairro Novo Paraíso I.

 

A unidade de saúde atende aproximadamente 3,5 mil pessoas da região do bairro Novo Paraíso e é composta por um médico da família (clínico geral), um profissional de Enfermagem, um auxiliar de Enfermagem, e agentes comunitários de saúde. A novidade é que a partir de agora a USF Novo Paraíso I contará também com um consultório dentário e com a equipe de um dentista e um auxiliar de consultório.

 

Depois de aproximadamente dois anos fechada para reforma, a unidade ganhou telhado e parte da mobília novos, climatização, pintura nova e também ampliação do atendimento.

 

CONSULTÓRIO NA RUA

 Durante a solenidade de reinauguração da USF Novo Paraíso I também será entregue um veículo do programa Consultório na Rua de Cuiabá. O programa nasceu da portaria nº 3.088 de 23 de Dezembro de 2012 que instituiu a "Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso do crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde".

 

O objetivo é ampliar o acesso da população de rua à rede de atenção básica e ofertar de maneira mais oportuna a atenção integral à saúde por meio de uma equipe multiprofissional.

A equipe multiprofissional é formada por um médico, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, uma técnica bucal, um assistente social, uma psicóloga e um redutor de danos (agente social responsável pela primeira abordagem e por realizar atividades junto à população de rua).

 

O Consultório na Rua estará ligado diretamente a Unidade Básica de Saúde Grande Terceiro e será itinerante. Inicialmente irá seguir um mapeamento que já era feito em 2011 pelo antigo programa, mas depois será readaptado conforme a necessidade. O atendimento será realizado durante a semana em dois horários específicos. Segundas, quartas e quintas-feiras das 18 às 24 horas, e nas terças e sextas-feiras das 8 às 14 horas.

 

 

"Visamos amenizar os danos causados à estas pessoas e levamos até elas um atendimento que proporcione a realização de curativos, imunização, encaminhamento para a unidade de saúde e de proteção, entrega de kits de higienização bucal, orientação bucal e psíquica, sensibilização para tratamento e para que eles procurem suas famílias. Será uma atenção especial aos moradores de rua, iremos até eles", completou o secretário de Saúde de Cuiabá, Werley Peres.