Notícias

/

06 de Julho de 2011 08h38

Redutores de velocidade emergenciais serão instalados em várias ruas de Cuiabá

Rosane Brandão/PMC

Quinze redutores de velocidade, popularmente conhecidos como quebra-molas, serão instalados em pontos críticos de Cuiabá nos próximos dias, como obras emergenciais. A informação é do prefeito em exercício, Julio Pinheiro, confirmada na tarde desta terça-feira (05-07), durante vistoria do cruzamento da Comandante Costa e Voluntários da Pátria, local onde será instalada a primeira lombada. “Começamos hoje a resolver o problema de alguns pontos críticos da cidade. Esse será um serviço emergencial, que dentro de 24 horas estará pronto, e o problema será resolvido nestas duas vias, local que hoje é conhecido como Cruzamento da Morte”, informou Julio Pinheiro.

Ele ressaltou que a Voluntários da Pátria é a via que tem a preferencial, o que significa que o motorista que segue pela Comandante Costa deve parar, mas em muitas casos o condutor do veículo não respeita a sinalização e segue sem parar, e é ai que acontecem os acidentes.

“O ideal neste caso seria reter os dois cruzamentos, ou então fazer a redução em qualquer uma das duas vias que já teria resultados positivos. No entanto, a princípio, vamos colocar o redutor de velocidades na Comandante Costa, se não for o suficiente vamos fazer um quebra-molas também na Voluntários da Pátria”, informou o prefeito em exercício.

Julio Pinheiro explicou, que depois de uma reunião com o secretário de Trânsito e Transporte de Cuiabá,  Edivá Pereira Alves, e sua equipe, foram definidos quais os pontos mais críticos da cidade que deverão receber a obra emergencial.

“Com essa ação quem ganha é o condutor do veículo, o pedestre, e a cidade, enfim todos ganham. Até o final dessa curta e proveitosa gestão uns 15 quebra-molas serão implantados em Cuiabá”, adiantou.

O secretário de Trânsito e Transporte de Cuiabá, Edivá Pereira Alves, que acompanhou o prefeito em exercício ao local, explicou que a Comandante Costa com a Voluntários da Pátria possui um cruzamento que geometricamente oferece perigo, por dispor de duas ruas estreitas. “Por essas ruas serem estreitas, as casas e os comércios aqui instalados ficam muito próximos dessa vias e expostos aos acidentes”, explicou.

Segundo o secretário de Trânsito, a desatenção dos motoristas e a velocidade acima do permitido, que varia entre 40 e 60 quilômetros por hora nesse tipo de via provoca um alto índice de acidentes. “Se todos respeitassem a sinalização o índice de acidentes na cidade seria praticamente zero”, observou Edivá Alves, lembrando que todas as vias de Cuiabá estão muito bem sinalizadas e com placas de velocidade permitida.

Ainda esta semana, segundo Edivá Alves, serão instalados seis quebra-molas emergenciais; na Estevão de Mendonça, próximo ao ginásio de esporte Quilombo; no primeiro cruzamento atrás da gráfica Atalaia (nesse ponto serão dois quebra-molas); na avenida Estevão Torquato, próximo ao Comando Geral do bairro Novo Paraíso (também dois quebras-molas); e na avenida J do bairro Nova Conquista.

A proprietária da loja Elegance Noivas, Elizabete Araujo de Souza, que fica bem no cruzamento das duas ruas, declarou-se aliviada ao saber que seriam instalados redutores de velocidade naquele local. “Há 12 anos tenho esse comércio e desde então presencio acidentes aqui. Já perdi a conta de quantas vezes precisei consertar a parede e a vidraça da minha loja por causa de batidas de carros. Só no mês passado foram duas mortes aqui na minha calçada, fora as pessoas que quebraram braços e pernas”, desabafou a comerciante.

“Aqui passávamos medo todos os dias e sempre era um drama. Agora vou dormir tranqüila e sem preocupação, pois esse problema será resolvido”, comemorou Elizabete Araujo.