Educação / Programa
11 de Abril de 2014 15h35
Rede municipal de ensino promove Semana da Saúde na Escola
A escola Professora Tereza Lobo, no bairro Dom Aquino, serviu de palco nesta sexta-feira (11) para o encerramento das atividades da Semana da Saúde na Escola. A atividade é parte do Programa Saúde na Escola, realizado nas escolas da rede municipal pelos Ministérios da Saúde e da Educação, em parceria com as secretarias Municipais de Saúde e de Educação de Cuiabá.
Esta edição da Semana Saúde na Escola teve como tema “Práticas corporais e atividades físicas”, que visa incentivar os alunos a terem hábitos saudáveis desde cedo, com práticas esportivas e alimentação adequada.
Durante o evento os alunos participaram de várias atividades voltadas para a promoção da saúde, como palestras, brincadeiras e atividades físicas.
Em Cuiabá, o Programa Saúde na Escola atende 48 mil alunos da rede municipal com avaliação clínica, nutricional, oftalmológica, psicossocial e higiene bucal. Equipes de profissionais especializados, formadas por psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, técnicos em enfermagem e oficial administrativo, são responsáveis em fazer o atendimento nas escolas.
Conforme explica a coordenadora do Saúde na Escola da Secretaria Municipal de Saúde, Valéria de Oliveira, caso o aluno precise de um atendimento mais específico ele é encaminhado a uma unidade de saúde de abrangência de onde mora para ser avaliado por um médico especialista, como pediatra, oftalmologista ou dentista.
Além do atendimento médico, os alunos, professores e pais participam de palestras e recebem orientações da equipe para fazer a prevenção também em casa. “Se a criança é orientada desde cedo ela será um adulto mais consciente da importância de cuidar da saúde”.
A secretária-adjunta de educação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, lembrou que o atendimento médico às crianças é importante porque acaba influenciando no rendimento escolar. “A criança aprende a cuidar de si própria e, ainda, leva esses conhecimentos aos pais. E isso é oferecer a ela qualidade de vida”.
Segundo a secretária-adjunta, em 2013 pelo menos 4,2 mil alunos das escolas municipais de Cuiabá foram encaminhadas a algum tipo de atendimento médico. Os que tiveram o maior número de encaminhamento foram oftalmológicos e psicológicos.
“O Programa Saúde na escola também oferece atendimento oftalmológico e se a criança é diagnosticada com algum problema de visão a Secretaria Municipal de Educação fornece a ela o óculos”, explicou Marioneide Angélica.
As dores de cabeça constantes da aluna Amanda Cristina, 10 anos, em sala de aula levou a professora a desconfiar que houvesse algo de errado com ela. Após exames médicos a aluna foi diagnosticada com problemas de visão. “Hoje eu não tenho mais problemas para acompanhar as aulas”, disse a aluna.
Durante o atendimento do Programa Saúde na Escola, o primeiro procedimento da equipe é conferir se a altura e o peso dos alunos estão de acordo com a idade deles. Caso contrário, eles são encaminhados para atendimento e avaliação de uma nutricionista.