Comunicação / CURSO PREPARATÓRIO COMUNITÁRIO/ ENEM/VESTIBULAR
01 de Novembro de 2018 10h40
Redação ganha foco na última semana de aula do CPC antes do Enem
Às vésperas da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 200 alunos do Curso Preparatório Comunitário (CPC) - Profº Wantuil José Carvalho Silva participaram de uma aula especial voltada à redação, principal nota da prova. Vindos de outros sete polos espalhados pela Capital, eles concentraram no auditório da Escola Estadual Presidente Médici na terça-feira (30), aproveitando as últimas dicas de interpretação, escrita e gramática.
Na ocasião os estudantes ainda participaram de um sorteio de tablets, que deverão auxiliar seu desenvolvimento. O Curso encerra as atividades do ano letivo de 2018 com a participação ativa de mais de mil inscritos, que realizarão nos dias 4 e 9 de novembro as provas do Ministério da Educação (Mec).
É o caso do jovem, Ivoney Barros, que sonha com a aprovação no curso de Medicina. Objetivo que se torna cada dia mais próximo, graças ao conteúdo reforçado nos últimos meses, tanto presencialmente quanto na modalidade de Ensino a Distância (EAD).
Dividindo-se entre o trabalho, o cursinho e os estudos o futuro acadêmico se destacou entre os colegas obtendo o melhor desempenho no simulado realizado em sua unidade. “O CPC foi uma oportunidade para revisar as matérias que cairão na prova e isso facilitou meus estudos. Como trabalho durante o dia, aproveito as horas do curso para tirar muitas dúvidas, ouvir as explicações dos professores, aprender coisas novas e pegar dicas”, conta.
De acordo com o Coordenador geral do projeto, o professor Cláudio Taques (Pardal), a metodologia utilizada é baseada nas quatro áreas do conhecimento cobradas pelo Exame: Ciências da Natureza, Ciências de Matemática, Códigos de Linguagem e Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
“Chegamos nessa etapa depois de seis meses de muito trabalho. Percebemos a motivação dos alunos, participando, questionando e cheios de esperança. Esse projeto vem ao encontro com a proposta de humanização que o prefeito Emanuel Pinheiro tanto defende. De maneira muito assertiva e inclusiva ele solicitou que déssemos prioridade aos alunos que apresentassem maior necessidade de um reforço dando a eles a chance de concorrer de igual para igual com os outros.”
Pardal ainda lembrou que o prefeito fez o compromisso de continuar o trabalho com os jovens pelo tempo que permanecer à frente da gestão municipal. “O cursinho preparatório foi deixado de lado na gestão passada. E a retomada das atividades com essa nova proposta para os estudantes significa estímulo e dignidade com uma perspectiva de futuro”, disse.
Distribuído por diferentes localidades, o CPC contemplou jovens e adultos das quatro regiões da cidade. Além disso, pessoas com deficiência, servidores públicos e seus filhos tiveram um número reservado de matrículas, podendo estudar com conforto e segurança. Aos inscritos também foram garantidos uniformes, material didático e apostilas, tudo fornecido pela administração municipal de forma gratuita.