Notícias

Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / FLORAÇÃO

19 de Março de 2016 11h15

Recuperação do Morro do Condor cria um novo espaço de lazer no Coophamil

CARLOS MARTINS

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O Morro do Condor, uma área de três hectares localizada no Coophamil que servia de bolsão de lixo, está sendo totalmente recuperado pela Prefeitura de Cuiabá e logo será um ponto de encontro dos moradores do bairro e de regiões vizinhas. A recuperação inclui o plantio de árvores frutíferas e sombreiras, iluminação, além da instalação de bancos para o descanso dos futuros frequentadores. O trabalho é uma parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e a Associação dos Moradores do Bairro Coophamil.

“Este é um grande projeto, de alcance social, com sustentabilidade, e que vai beneficiar a população”, observou o presidente da Associação dos Moradores, Edevaldo Ferreira da Cunha. Conhecido como Profeta, o presidente fez o plantio de algumas espécies na manhã deste sábado (19) ao lado do secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, que foi até o local supervisionar o trabalho realizado por servidores da secretaria.

Até agora já foram plantadas cerca de 300 árvores e a meta é concluir na próxima semana o plantio de mil espécies no lugar que será conhecido como Parque Ecológico Morro do Condor. As árvores plantadas, frutíferas e sombreiras, são provenientes do Brasil Central, e incluem espécies de tamarindo, carambola, aroeira, caju, manga, ipê roxo, mangaba, paineira, romã, dentre outras.

Calçadão

Profeta contou que a recuperação do morro começou com a retirada de cerca de 180 caminhões de lixo e entulho. Já foram instalados na área oito postes com lâmpadas LED, e construídas uma escadaria para o acesso dos moradores que moram na parte debaixo do morro e um calçadão com extensão de 300 metros que atravessa o parque ligando a Rua José Paulo dos Santos com a Rua Tapuã, que fica no bairro vizinho, o Novo Terceiro.  “Esta passarela atravessa o morro, facilita o acesso à escola e ao posto de saúde, e também propicia a integração dos moradores”, diz Profeta.

O trabalho no local incluiu também a construção de uma calçada na Igreja São José do Coophamil, que fica ao lado do morro. “Agradecemos o empenho do prefeito Mauro Mendes e também dos secretários Stopa, Marcelo Oliveira [Obras Públicas] e também o vereador Toninho de Souza, que tem ajudado a comunidade. A população está muito satisfeita com este serviço”, reconheceu o presidente da Associação dos Moradores.

Reforma da praça

Profeta destacou também a reforma e limpeza da Praça Dona Sabina Alves de Campos. Foram substituídos os bancos velhos que já estavam danificados por outros bancos novos, a iluminação também foi melhorada e também o paisagismo. “A praça é novo point da família da microbacia da região Oeste que pertence o Coophamil, o Novo Terceiro, São Benedito e o Jardim Beira Rio”.

Para finalizar as obras no Morro do Condor, está faltando ainda à instalação dos bancos, a conclusão do plantio das árvores e também o plantio de grama esmeralda em alguns pontos. “Em 60 dias isso aqui vai estar do jeito queremos. Vai ser um local onde as pessoas possam passear, sentar debaixo de um lugar extremamente sombreado. A noite também vai ser muito agradável, isso aqui vai virar um bosque iluminado”, disse o secretário José Roberto Stopa .

Segundo o secretário, o plantio das árvores continua nos meses de março e abril. “Até o final de abril vamos plantar de 10 mil a 15 mil árvores na cidade. Na próxima semana concluímos o plantio de mil árvores aqui no Morro do Condor e também vamos plantar árvores no entorno da Avenida Archimedes Pereira Lima [Estrada do Moinho], no Bairro Santa Terezinha, no Parque das Águas, nos fundos do Parque Tia Nair e também no Porto Cuiabá, onde já foram plantadas diversas espécies”, informou.

Conforme balanço da Secretaria de Serviços Urbanos, em 2015, por meio do Programa Floração, foram plantadas em Cuiabá 10 mil árvores e mais de 1 milhão de plantas ornamentais, utilizadas no paisagismo da cidade, em locais como praças e rotatórias.