Saúde /
25 de Novembro de 2010 10h00
Quem doa sangue pode salvar vidas
A data de hoje (25-11) é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Aprovada em 1964, esta data tem como meta lembrar e valorizar a doação voluntária, um ato simples que pode salvar muitas vidas. Quem for doar sangue nos dias 25 e 26 de novembro, no Pronto Socorro de Cuiabá, receberá como brinde uma camiseta alusiva à campanha nacional de doação.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) incentiva a doação de sangue. Em Cuiabá, o Pronto Socorro de Cuiabá, o Hemocentro e as unidades itinerantes realizam as campanhas de incentivo à doação durante todo o ano. O secretário municipal de saúde, Maurélio Ribeiro, destaca a importância do ato de doar sangue não apenas nas datas comemorativas.
“Doar sangue pode salvar vidas. Uma atitude tão simples, 15 ou 20 minutos que podem fazer a diferença e garantir que outra pessoa continue vivendo. O sangue humano é insubstituível, e somente pode ser obtido através de doação de um ser humano para outro. Por isso a necessidade de doação de sangue, e por que não fazer disso um hábito?”, enfatizou Maurélio.
O dia mundial do Doador de Sangue é comemorado no dia 14 junho. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 3% a 5% da população doando sangue anualmente é o índice ideal para um país manter os estoques regularizados. Atualmente, o percentual de doadores brasileiros varia entre 1,76% e 1,78%, ao ano.
O que é preciso
Ter e estar com boa saúde. Não ter ou não ter tido hepatite, doença de Chagas, sífilis, malária e AIDS. Ter idade entre 18 e 60 anos. Pesar acima de
Maiores informações:
3617-7379