Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /
24 de Setembro de 2012 14h38
Quatro mil famílias de Cuiabá precisam atualizar dados junto ao programa Bolsa Família
Cerca de quatro mil famílias, que significam aproximadamente 11 mil pessoas, instaladas em Cuiabá, correm o risco de perder benefícios do programa de transferência de renda do Governo Federal por não manterem seus cadastros atualizados há dois anos. A informação é da gerente do Programa Bolsa Família em Cuiabá, Claudete Orso.
“Estamos preocupados. Apesar dos mutirões realizados e do serviço de busca ativa, ainda são as muitas as famílias que precisam realizar esse cadastramento”, pontua. Ela cita que a atualização deve ser feita junto à gerência do Programa Bolsa Família ou nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH).
Caso às famílias não atualizem os dados até 30 de dezembro, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizará a suspensão automática dos recebimentos a partir de janeiro de 2013.
Há cada dois anos, as famílias atendidas pelo Bolsa Família e demais programas de transferência de renda devem alterar ou confirmar seus dados. A determinação, prevista pelo Decreto nº 6.135, de 2007, tem por objetivo aprimorar o Bolsa Família e destinar recursos apenas às famílias que se enquadram no critério de renda mensal por pessoa de até R$ 140.
Para atualização dos dados é necessário que sejam apresentados todos os documentos pessoais de cada um dos integrantes da família e atestado de escolaridade das crianças em idade escolar.
Serviço
A atualização dos dados deve ser realizada na sede do Bolsa Família, na rua 13 de Junho (duas quadras após o Hospital Geral, ao lado da Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos).