Notícias

Educação / “Educando para a cuiabania”

30 de Março de 2015 07h35

Quatro escolas vão para a final da dança do projeto “Educando para a cuiabania”

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

As quatro escolas que vão participar da final da dança pelo projeto “Educando para a cuiabania” foram definas na sexta-feira (27). As escolas escolhidas foram a Moacyr Gratidiano, Gracildes Melo Dantas, São João Bosco e Filogônio Corrêa, que vão representar as Regionais Sul, Norte, Oeste e Leste, respectivamente.

O Educando para a Cuiabania, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, integra a programação em comemoração ao aniversário de Cuiabá. O projeto consiste na realização de concursos de dança, desenho, poemas e culinária cuiabana.

Conforme destacou o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, o projeto foi criado com a intenção de valorização da cultura regional, fazendo com que as crianças conheçam desde cedo as suas raízes. “O que estamos vendo hoje é só parte do trabalho maravilhoso que é realizado em nossas unidades”, disse.

A secretária-adjunta, Marioneide Kliemaschewsk, lembrou que o projeto foi pensado para contemplar todos os alunos da rede. “Estamos valorizando o que Cuiabá tem de melhor, que é a riqueza da nossa cultura e o calor humano do povo cuiabano. E isso precisa ser trabalhado com todos os alunos, independente da idade”.

Quinze unidades envolveram pelo menos 180 alunos de 3 a 5 anos de idade. Participaram as escolas municipais Firmo José Rodrigues, Gracildes Melo Dantas, Moacyr Gratidiano, Senador Darcy Ribeiro, São João Bosco, Filogônio Correa, Benedita Dias Evangelista, Antonio Ferreira Valentin, Dom Bosco Praeirinho e Tereza Lobo e as escolas rurais Nossa Senhora Penha de França, Hilda Caetano, Herbert de Souza, o Centro Municipal de Educação Infantil Auro ida e a creche Benedita Dias Evangelista.

“As crianças estão aprendendo brincando, pois ao mesmo tempo em que trabalhamos com elas o movimento, o ritmo e a coordenação motora, estamos ensinando a história e a cultura do lugar onde moram”, disse a diretora da escola Moacyr Gratidiano, Maria Aparecida Ribeiro.

Segundo a coordenadora da escola Gracildes Melo, Marilu Marqueto Rodrigues, a cuiabania é um dos assuntos destacados na escola e a participação no projeto reforçou o trabalho dos professores. “É importante mostrar para os alunos que o seu povo tem sabedoria e não deixar perder a essência da identidade desse povo”.

A final do concurso de dança será no dia 1º de abril (quarta-feira), a partir das 8h, na escola estadual presidente Médici, e a premiação, em 6 de abril, na sede da Secretaria Municipal de Educação. Os alunos do primeiro lugar vão ganhar um passeio ao Sesi Park. Os alunos do segundo lugar ganharão kits de livros infantis e o terceiro lugar, kits para desenho. Os três primeiros lugares receberão troféus.