Educação / Reconhecimento
22 de Setembro de 2014 16h31
Quatro alunos de escolas municipais representam Cuiabá no Parlamento Mirim
Quatro alunos de escolas da rede municipal estão representando Cuiabá no Projeto Parlamento Mirim 6ª Legislatura, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Nesta segunda-feira (22), os alunos participaram da primeira reunião como deputados mirins.
Os alunos Eduardo Gonçalves, 13 anos, Camila Horrana Gomes, 15 anos, Bruna Valéria, 12 anos, e Kaique Pereira, 12 anos, foram os escolhidos para representar as escolas Dejani Ribeiro, Ranulpho Paes de Barros, José Luiz de Borges Garcia e Lenine de Campos, respectivamente.
Neste primeiro contato com a Assembleia Legislativa, os alunos assistiram a duas palestras, cujos temas foram “Constituição e Sociedade” e “Parlamento”. Os alunos aprenderam como funciona o parlamento estadual e qual o papel de cada um dos três poderes no Brasil: executivo, legislativo e judiciário.
Ao todo, fazem parte do Parlamento Mirim 24 deputados, quatro deles são da rede municipal de Cuiabá, 10 de escolas estaduais, quatro de escolas privadas e seis de escolas municipais do interior de Mato Grosso. Os projetos apresentados pelos deputados representam os partidos temáticos Saúde, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Educação, Segurança Pública e Transporte.
As alunas Camila e Bruna representam o partido temático Cultura, Eduardo representa o partido Meio Ambiente e Kaique, o de Saúde.
“Meu projeto defende a criação de um espaço cultural em Mato Grosso, onde os artistas locais poderão expor suas obras, ou seja, um lugar de acesso e incentivo à cultura", disse a aluna Camila Horrana.
O projeto da aluna Bruna Vieira cria um espaço cultural dentro de escolas e nas comunidades para ocupar o tempo ocioso dos alunos e da comunidade escolar. Para a aluna, fazer parte do Parlamento Mirim será uma oportunidade de o projeto ser divulgado, analisado pelos deputados e até mesmo ser implementado na comunidade.
“Um dos objetivos desse projeto é retirar os jovens das ruas e integrá-los à comunidade. Para isso, o projeto propõe a realização de atividades esportivas, culturais e pedagógicas dentro da escola, incluindo reforço escolar e um cantinho de leitura”, explicou a aluna.
O aluno Kaique Pereira, que representa o partido temático Saúde, pretende criar o programa de implantação de laboratório para manipulação de medicamentos de uso contínuo. “Eu criei esse projeto pensando nos idosos da minha comunidade. Lá tem muitos deles que precisam de medicamentos e têm dificuldade de encontrar e com o projeto esse problema poderá ser amenizado”, disse Kaique.
Já o aluno Eduardo Gonçalves defende o projeto de reciclagem de garrafas pets. “A minha preocupação é com o meio ambiente, pois sabemos dos danos que esse material causa e a reciclagem é uma boa alternativa, pois colabora com a preservação e ainda pode gerar renda para as famílias”.
A posse dos deputados será no mês de outubro, oportunidade em que também será escolhida a Mesa Diretora (presidente, 1º e 2º secretários).