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05 de Outubro de 2010 08h00

Qualidade da água tratada em Cuiabá é monitorada diariamente

Rosane Brandão-Assessoria/Sanecap

Para ser consumida sem apresentar riscos à saúde, a água deve passar por um sistema rigoroso de tratamento, garantindo, assim, que chegue com qualidade até a casa do consumidor. Para tanto, a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) realiza diariamente o monitoramento da qualidade da água, que é distribuída em Cuiabá. Este monitoramento é feito tanto nas saídas dos sistemas de tratamento, quanto em pontos estratégicos da rede de distribuição.

Este controle, segundo a gerente do setor de Produção de Água, bióloga Maria de Fátima dos Santos, é feito em conjunto com o órgão fiscalizador da Vigilância Sanitária de Cuiabá, o qual está de acordo com a Norma de Qualidade da Água para Consumo Humano anexa à Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde.

Conforme a Portaria, um dos parâmetros que determina a qualidade da água é a turbidez (redução na transparência), que quanto menor, mais eficaz a desinfecção, principalmente a inativação do vírus. A turbidez da água ideal para consumo humano precisa ser inferior a 1,0 UT.

Na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tijucal, por exemplo, a turbidez da água produzida e distribuída é de 0,02 UT, ou seja, está de acordo com as exigências da Norma da Qualidade da Água. “A Sanecap possui técnicos e engenheiros muito bem qualificados, que realizam um ótimo trabalho nas estações, o que garante a distribuição de uma água de excelente qualidade para a população cuiabana”, observa a bióloga.

Maria de Fátima informa que a coleta de amostras de água é feita também nos mananciais, reservatórios públicos, redes de distribuição de água e nos cavaletes de consumidores em todos os bairros de Cuiabá, distribuídos em 1,5 mil pontos. “A coleta é prioridade nos pontos de risco, como hospitais, escolas, creches, asilos, rodoviária, além de finais de rede, cruzamentos e baixadas”.

Caso tenha dúvidas sobre a qualidade da água ou notar alguma diferença no aspecto ou no sabor do líquido que chega à sua residência, o consumidor deve comunicar imediatamente a Sanecap pela Central de Atendimento 115 ou pela ouvidoria no site
www.sanecap.com.br, no link Agência Virtual.

O consumidor também pode solicitar este e outros serviços em um dos Postos Comerciais da Sanecap.

 

Centro: 3618-3721

Ganha Tempo: 3313-3030

Coxipó: 3313-3140

CPA II: 3313-3201

Carumbé - Sede da Sanecap: 3645-9799