Saúde / ATENÇÃO/BÁSICA
03 de Julho de 2017 17h52
PSF investe em ações de prevenção e orientação aos pacientes
No próximo dia 18 de julho, a unidade do Programa Saúde da Família (PSF) Serra Dourada realiza mais uma oficina voltada para orientação, prevenção e autocuidado, desta vez, na sede da Associação de Moradores do Bairro Serra Dourada. Essa é somente uma das ações programadas pelos profissionais que atuam na unidade, voltada para os usuários.
Com sete anos de funcionamento, localizada na Regional Norte, o PSF atende a população dos bairros Serra Dourada, Padova e parte do João Bosco Pinheiro II. Segundo levantamentos da unidade, a região é formada por uma população predominantemente de jovens mas, com um número significativo de idosos e casos de obesidade e hipertensão arterial.
No total estão cadastradas na unidade, dados do mês de junho, 4.147 pessoas dos quais, 170 são idosos. Para a enfermeira Jacqueline Amaral, coordenadora do PSF, esses números representam um desafio para a equipe que é potencializar o cuidado individual e coletivo, levando ações de prevenção à obesidade e as complicações da hipertensão arterial.
“Nossa unidade atende 129 hipertensos, desse total, 92 são homens e 112 mulheres. Junto com outros grupos eles participam de ações voltadas ao autocuidado, estímulo e busca por qualidade de vida”, explicou.
Ela lembra que nesse trabalho, a ajuda do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), foi fundamental para que fosse possível avançar em relação à orientação nutricional, atividade física e os cuidados de enfermagem e terapêutica medicamentosas.
O NASF composto por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, atuam justamente no apoio às equipes de PSF e da Atenção Básica, de maneira integrada, visando grupos específicos da população, com os quais compartilha práticas e saberes em saúde nos territórios sob sua responsabilidade.
A partir desse apoio, segundo a coordenadora, foi possível planejar ações para alguns desses grupos específicos como o do Programa Hiperdia - que faz o acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus, permitindo gerar informação para aquisição, dispensarão e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados – , ou os grupos de gestantes, de controle do tabagismo, de adolescentes e dos idosos.
“Como todo planejamento houve necessidade de adaptações e replanejamento em função da parceria com os alunos da Universidade de Cuiabá (UNIC) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), dos cursos de Medicina e Nutrição, que atuam nas ações, em conjunto com os profissionais”, destacou ela.
A coordenadora avalia que os encontros são mais produtivos na comunidade (a unidade encontra-se fora do território) e em formato de oficinas que atraem o público alvo.
Outra inovação foi a inserção das práticas integrativas e complementares como a roda terapêutica no grupo de Tabagismo.
Também foram inseridas nas atividades dos profissionais da saúde da unidade as visitas a comunidade escolar, adotada como uma das alternativas para trabalhar com grupo de adolescentes.
“No nosso território não temos equipamentos sociais como creches, escolas, clubes, praças ou parques mas, juntamente com alunos da Medicina desenvolvemos uma série de atividades educativas nas unidades próximas ao PSF como na Creche Ilza Terezinha Pagot onde realizamos oficina sobre alimentos saudáveis e na Escola Estadual Ana Maria do Couto onde são realizadas rodas de conversa sobre bullying cybernético”, explicou Jacqueline Amaral.
Uma das últimas ações realizada pela unidade foi a oficina sobre sais de ervas, no dia 29/06, reunindo usuários de todas as idades e a próxima agenda será a oficina de alimentação infantil prevista para acontecer no dia 25 deste mês, para atender as jovens mães.
O sucesso da oficina é tanto, segundo ela, que a receita do sal de ervas está sendo compartilhada em outros grupos.
Para que você não fique de fora, confira os ingredientes do sal de ervas.
Sal de ervas
Ingredientes:
· 500g de sal de cozinha (meio pacote de sal)
· 500g de salsinha desidratada (5 xicaras de chá)
· 500g de manjericão desidratado (5 xicaras de chá)
· 500g de orégano desidratado (5xicaras de chá)
Modo de preparo: bata todas as ervas no liquidificador até que fiquem moídas. Depois misture todos os ingredientes e assim, você terá 400g de sal de ervas.