/
15 de Dezembro de 2010 11h00
Prossegue premiação do projeto "Agente Mirim de Combate a Dengue" da prefeitura de Cuiabá
Prossegue nesta tarde e amanhã dias (15-12) e (16-12) a entrega dos prêmios aos contemplados do projeto “Agente Mirim de Combate a Dengue” da Prefeitura de Cuiabá. A entrega começou ontem, em solenidade na Escola Municipal Francisval de Brito, no bairro Coophamil - região com o maior número de agentes.
O projeto “Agente Mirim de Combate a Dengue” é desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá através da Governança Integrada de Base e Secretarias de Governo, Saúde, Educação e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades). O objetivo é oferecer aos estudantes, com idade entre sete e 14 anos, a oportunidade de conhecer, aprender e participar diretamente de uma ação efetiva de combate à Dengue.
Os estudantes atuam como verdadeiros agentes de saúde dentro de suas casas, orientando os pais e toda a família sobre as formas de combater a doença e evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue). Os estudantes também podem realizar o mesmo trabalho junto aos amigos, familiares e toda a vizinhança.
O projeto é considerado um sucesso. Os diretores do projeto enfatizam que a atuação dos estudantes, durante este ano, foi fundamental para a redução dos índices de dengue
A principal função do Agente Mirim de Combate a Dengue é mostrar a necessidade do envolvimento da sociedade no controle e combate a dengue. Sem a colaboração do cidadão, o combate a doença e a erradicação do mosquito transmissor é muito difícil.
, em solenidade na Escola Municipal Francisval de Brito, no bairro Coophamil - região com o maior número de agentes.
Até agora foram entregues mais de 50 prêmios em um total de quatro sorteios realizados. O último sorteio aconteceu no dia 25 de novembro, quando foram contemplados estudantes e moradores dos bairros Coophamil, Planalto, Pedregal, Santa Laura, Parque Real, Pedra 90 e Distrito do Aguaçu. Ontem, foram entregues os prêmios aos vencedores do bairro Coophamil, em solenidade na Escola Municipal Francisval de Brito. Os sorteados são premiados com bicicletas e vídeo games (para os agentes mirins) e utensílios domésticos (para as residências).
Como funciona
Em sua própria residência ou nas casas visitadas, o Agente Mirim de Combate a Dengue faz um ‘check listen’ dos possíveis criadouros do mosquito da dengue. Todos estes criadouros devem ser eliminados do local. Para realizar o trabalho e poder visitar as casas, os agentes mirins recebem uma carteira de identificação, assim como os agentes de saúde e endemias.
Cada residência que recebe a orientação e fiscalização do Agente Mirim de Combate a Dengue é cadastrada. A partir deste cadastro, a casa recebe a visita dos agentes de combate à Dengue da Secretaria de Saúde. Se no local não houver nenhum foco da dengue ou possível criadouro do mosquito Aedes Aegypti, a residência está apta a concorrer à premiação.
O projeto teve início em dezembro de 2009, e já conseguiu envolver na ação de combate à dengue 89% das escolas da rede municipal, totalizando 32.956 estudantes.
A partir do sorteio, a equipe da Secretaria de Saúde faz uma visita na semana seguinte. Se a residência estiver em conformidade com as exigências da Secretaria (livre de locais que possibilitem focos de dengue) a família será premiada. Este ano, de um total de mais de 50 premiações, apenas uma residência estava fora dos padrões exigidos. Os estudantes contemplados também receberão o prêmio na próxima semana.