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25 de Janeiro de 2011 09h06

Pronto atendimento infantil do HPSMC teve grande redução no ano 2010

Larissa Malheiros-Assessoria de Imprensa/HPSMC

O Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) registrou no
ano passado,9.049 atendimentos no pronto atendimento infantil. Uma
redução de quase  70% se comprarmos com o  ano  anterior, onde foram
registrados cerca de 30 mil atendimentos. Dados que segundo o diretor
geral do Hospital Jair Gimenes Marra, comprovam a qualificação do
atendimento pediátrico nas policlínicas, e a eficácia do sistema de
classificação de risco.

"A nova estrutura das policlínicas comportam crianças que necessitam

da medicação leve e rápida. A classificação de risco  direciona para
nós do Pronto Socorro, quadros clínicos com maior gravidade. Desta
forma levamos mais qualidade no atendimento de emergência e urgência",
ressaltou o diretor.

Ele destaca que o atendimento infantil no Pronto Socorro também passa
pela classificação de risco, com objetivo de reduzir o tempo para o
atendimento médico, fazendo com que o paciente seja visto precocemente
de acordo com a sua gravidade.

Outra situação é quando a criança é atendida diretamente na sala
vermelha; área  devidamente equipada e destinada ao recebimento,
avaliação e estabilização das urgências e emergências clínicas e
traumáticas. Que depois de estabilizada é encaminhada para outra sala
de acordo com sua situação clínica.

As demais salas são; Azul – área destinada ao atendimento de consultas
de baixa e média complexidade;  Amarela - área destinada a assistência
de pacientes críticos semi-críticos; Unidade de terapia Intensiva
Pediátrica ou neonatal, e enfermaria do hospital.

Além da estrutura para o atendimento infantil, a crianças pode contar
com  pediatras e uma ampla equipe de profissionais da saúde que estão
disponíveis para o atendimento de acordo com a necessidade do
paciente.