/
04 de Setembro de 2017 16h16
Projetos e Ações dos 300 anos é apresentado em encontro Latino-americano
Com a meta de reconquistar a auto-estima da nossa cidade, os projetos e ações para o tricentenário da capital foram apresentados nesta manhã (04), pelo secretário extraordinário dos 300 anos, Júnior Leite, no Encontro de Jornalistas Latino-americanos – O papel da imprensa na valorização do mercado sul-americano – que aconteceu paralelo as atrações do Fórum Sebrae de Negócios, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, com a parceria da Prefeitura de Cuiabá.
Com a presença de jornalistas nacionais, internacionais e autoridades do ramo, o secretário ressaltou primeiro a parceria que o município firmou-se com o anfitrião do evento, o Sebrae. Em seguida foi exibido o vídeo institucional, que o prefeito Emanuel Pinheiro apresentou em viagem oficial, para os Estados Unidos, nos compromissos de apresentação da nossa cidade no cenário internacional.
Júnior Leite, destacou também o papel da secretaria extraordinária para coordenação e articulação, bem como projetos que irão avançar o potencial turístico da região, com a criação de importantes obras e melhorias planejadas para toda a gestão, dentre elas, a reforma do mercado do porto, o cais do porto, novos viadutos, e ainda a implantação de vários parques por toda a cidade.
“Todos esses parques serão dentro de bairros, nenhum será situado no centro, o prefeito tem essa visão, que muitos cidadãos, não tem acesso muitas a parques de outras regiões devido a distância de um local para o outro, por isso a ideia é espalhar na cidade, um total de 10 parques com o intuito de proporcionar qualidade de vida aos nossos cuiabanos. Os recursos para a criação desses parques serão por meio de parcerias público-privado, porque infelizmente a prefeitura não tem condições para custear todos os projetos”, explicou o secretário.
Aos jornalistas, o secretários revelou também alguns dos pacotes de ações na áreas de educação, saúde, segurança, esportes, cultura, humanização, serviços e a fomentação de recursos junto ao governo federal, empresas privadas, intercâmbios culturais, e encerrou a apresentação colocando a mensagem que o executivo municipal pretende deixar, como legado as futuras gerações.
Para o diretor e superintendente do Sebrae, José Guilherme Barbosa Ribeiro, a parceria com o município é muito forte e com grande representatividade.
“Qualquer atividade que a Prefeitura fizer, estaremos sempre com as portas abertas. Cuiabá pode se transformar na minha visão na capital do desenvolvimento sustentável, o mundo inteiro hoje comenta que não existe desenvolvimento sem sustentabilidade, que são princípios básicos, por que são fatores especias para a busca de um futuro de uma geração que virá, esse é o pensamento da prefeitura e nos temos estrutura para auxiliarmos dentro deste processo, seja por meio do turismo, ou em qualquer outra área”, disse.
Segundo a correspondente do jornal Clarín da Argentina, Eleonora Gosman, “É um projeto maravilhoso, o mais importante para mim foi ver a potencialidade que se tem aqui. Cinquenta por cento dos argentinos fazem turismo pelo Brasil, os destinos são Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, penso que se difundirmos aqui não tenho dúvida que esse público irá apreciar. Outro quesito imprescindível é trabalhar para o acolhimento desse turista, geralmente eles vêm sozinhos, e precisa-se de uma estrutura dentro da cidade para acolher e mostrar o melhor que a cidade oferece”, conclui a jornalista em sua segunda visita a capital mato-grossense.
O forúm segue com programações até esta terca-feira (05), com estandes, instituições e parceiros oferecendo atendimentos especializados com demonstração de produtos e serviços.