Notícias

/ OUTUBRO ROSA /CENTRO HISTÓRICO

03 de Outubro de 2017 17h38

PROJETO VALORIZA VIDA E CENTRO HISTÓRICO DE CUIABÁ

JULIA MILHOMEM BATISTA

Pensando no aniversário de 300 anos da Capital a Prefeitura de Cuiabá em parceria com a Associação Angeli e outros Órgãos Públicos, apresentam para a população cuiabana uma ação durante este mês de Outubro com o tema "Projetando na História: valorizando o Centro de Cuiabá", além de alertar a sociedade sobre os riscos do câncer de mama e conscientizar sobre a prevenção.

Quem passou pelas tradicionais ruas da capital na noite deste domingo (1) puderam admirar luzes rosa projetadas nas igrejas da Boa Morte, São Benedito e no Santuário Eucarístico Bom Despacho.

Para o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, a maior importância deste projeto é a valorização do centro histórico da Capital com a valorização da vida humana. "Pensamos em fazer esta projeção nestas três igrejas mais antigas de Cuiabá devido a fé e religiosidade do povo cuiabano", ressaltou Vuolo. Ele ainda destaca que uma das maiores preocupações é revitalizar, conscientizar, valorizar a cultura e ajudar a despertar o turismo da cidade, chegando aos 300 anos com a cidade revitalizada, moderna, com qualidade de vida, transformando os patrimônios em ícones turístico-culturais.

De acordo com a presidente da Associação Angeli, Leane Mozer, esta é uma oportunidade para esclarecer e prevenir sobre o câncer de mama. "Esta campanha em parceria com a arte, cultura, desperta ainda mais o interesse não só das mulheres como de todos", afirma a presidente da Angeli.

O Outubro Rosa é uma campanha nacional para a prevenção do câncer de mama, este é o segundo tipo mais frequente no mundo e que atinge potencialmente mulheres mas também homens. A intenção da campanha, que inclusive motivou muitas outras neste modelo,  é aumentar os diagnósticos precoces. Por ano, no Brasil, são diagnosticados mais de 50 mil casos por ano.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (inca), em 2016 a estimativa de novos casos de câncer de mama diagnosticados em Mato Grosso foi de 610 na mesma época, sendo a maioria deles, 470, apenas em Cuiabá. No Brasil, a estimativa é de 57.120 novos casos da neoplasia