/ Vida Suave
20 de Junho de 2014 11h52
Projeto social usa artes marciais para ajudar crianças e adolescentes de Cuiabá
Apadrinhado pelo campeão do reality show The Ultimate Fight Brasil 2 e lutador de Artes Marciais Mistas (MMA), Léo Santos, o projeto “Vida Suave” foi lançado na manhã desta sexta-feira (20). A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Cuiabá e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), vai beneficiar 20 crianças e adolescentes de bairros carentes da Capital com aulas de jiu jitsu, karatê, taekwondo e kickboxing.
“Minha vida nas artes marciais começou graças à boa vontade de pessoas que me ofereceram a oportunidade de ganhar um quimono e treinar jiu jitsu de graça”, disse Léo Santos, durante entrevista coletiva. “Por isso faço questão de participar e apoiar projetos sociais como o Vida Suave; as artes marciais são instrumentos de transformação de caráter, estilo de vida e bem estar”.
Segundo Allan Velasque, um dos idealizadores do projeto, o Vida Suave vai proporcionar às crianças a prática de esportes e noções de disciplina, respeito e desenvolvimento da autoestima.
“Nosso objetivo também é identificar novos talentos e apoiar famílias a partir de encontros mensais para educação familiar, com atividades dinâmicas entre pais e filhos. Vamos integrar professores, alunos e família”, disse.
O secretário-adjunto de Esportes e Cidadania, Mário Márcio Pécora, destaca que, inicialmente, o projeto contará com a participação de 20 crianças e adolescentes.
“Eles receberão uniforme, alimentação e transporte. Além da dedicação ao esporte, os alunos deverão também se dedicar à escola, pois o desempenho escolar também será cobrado no projeto”, ressaltou Pécora.
O Projeto Vida Suave é desenvolvido pela Academia Coliseum Gym e conta ainda com o apoio da Academia Nova União, que treina os lutadores José Aldo, Junior Cigano e Renan Barão. Periodicamente, estes atletas e outros campeões olímpicos virão a Cuiabá para participar do treinamento, dar palestra motivacional e selecionar potenciais atletas.
PADRINHO – O lutador Leonardo Santos foi convidado para ser o padrinho do projeto Vida Suave em Cuiabá e servir de exemplo para os futuros atletas.
Conhecido como Léo Santos, é considerado hoje um dos melhores lutadores de Jiu Jitsu, inclusive derrotou o ex-campeão dos meio-médios do UFC Georges St. Pierre, em 2005, na final da competição ADCC, um dos torneios mais importantes do mundo de grappling e finalização do mundo, onde não valem golpes de trocação.
Leonardo Santos começou a treinar arte marcial em 1995 com seu irmão mais velho e também lutador, Wagnney Fabiano1. Léo foi o campeão do reality show The Ultimate Fighter Brasil 2 e campeão mundial de jiu jitsu por sete vezes.
À noite, a partir das 19h30h, na Arena Cultural, Léo Santos fará um treino aberto com crianças que já participam de projetos sociais da Prefeitura de Cuiabá.