Notícias

Saúde / Premiação

13 de Outubro de 2015 15h09

Projeto premia estudantes do Agente Mirim de Combate a Dengue e Chicungunya

MARIA BARBANT

Nesta quarta-feira (14), às 08h00, no Auditório das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), no Grande Templo, acontece o sorteio das 10 bicicletas  Aro 26, para as Escolas da Rede Municipal de Ensino participantes do Projeto Agente Mirim de Combate a Dengue e Chicungunya,

O projeto é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação com o objetivo de mobilizar a comunidade, por meio dos estudantes, para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya.  

As atividades do Projeto Agente Mirim de Combate à dengue e chikungunya, foram retomadas no último mês de setembro e, até o dia 4 de dezembro serão realizadas palestras em 31 escolas municipais de Cuiabá.

A técnica responsável pelo setor de Educação em Saúde da Diretoria de Vigilância em Saúde (Divisa), da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Celia Carvalho explicou que o público alvo são os alunos com idade de 6 a 14 anos e os alunos da educação de jovens e adultos (EJA). As palestras são proferidas pela equipe especializada do Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá, que levam informações e orientações aos alunos e professores sobre o combate ao criadouro do mosquito. Durante a atividade são distribuídos material orientativo e, realizadas mostras de brinquedos confeccionados com material reciclado.  

Outra atividade realizada dentro do projeto é o concurso de produção de textos e desenhos, que este ano teve como tema “Agente Mirim no Combate a Dengue e Chikungunya!”. 

O concurso foi dividido por faixa etária e os alunos estão concorrendo nas  categorias de produção de desenhos ilustrativos (alunos de 06 a 08 anos); produção de desenhos ilustrativos e uma frase (09 a 10 anos); produção de cartaz de propaganda (11 a 12 anos); e produção de história em quadrinhos (para os alunos 13 a 14 anos e da EJA).

São parceiros da Prefeitura de Cuiabá no projeto a Unimed e os Supermercados Comper.

 Dengue em Cuiabá

 Segundo os últimos dados divulgados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Cuiabá, no período de 13 a 19 de setembro deste ano (37 semanas), foram notificados na capital, 13 casos de dengue.

Em relação ao acumulado deste ano já foram notificados 2.256 casos de dengue entre pessoas residentes na cidade e 641 casos entre pessoas de outros municípios, que receberam tratamento aqui. Desse total, 1.248 casos foram confirmados. Nesse período foi registrada uma morte em decorrência da doença. 

Entre os bairros com maior número de notificação da dengue até o dia 22 de setembro estão o Pedra 90, com 165 casos, Santa Isabel com 131, Cidade Alta 65, Dom Aquino 58 e Parque Cuiabá, com 50 casos.