Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

20 de Setembro de 2012 15h37

Projeto Me Encontrei ajuda a transformar vidas em Cuiabá

Patrícia Neves/SMASDH-) 3645-6810

O Projeto ‘Me Encontrei’, desenvolvido em Cuiabá, tem ajudado a transformar vidas.  Esse é o caso da família da dona de casa, Ilda Rosa Alexandria, de 40 anos. Ela é mãe de Marcos Alexandria, de 16, que no ano passado deu início ao curso de auxiliar administrativo dentro do projeto e em julho deste ano passou a estagiar em uma grande empresa do ramo de esquadrias metálicas na capital.

O projeto agrega diversos parceiros que atuam contra o combate ao trabalho infantil e conta com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ele possibilita a qualificação profissional de jovens, com posterior inclusão no mercado formal de trabalho na condição de aprendizes, reduzindo os índices de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Marco frequentava as atividades do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Planalto e foi selecionada pela equipe da unidade para compor a primeira turma do projeto.

“Criar três filhos sozinha não é nada fácil. E quando um deles pode aprender, entrar no mercado de trabalho e ter sua renda  é uma vitória muito grande”, conta a mulher que sempre trabalhou como empregado doméstica, mas em decorrência de problemas de saúde teve de distanciar do emprego e hoje sobrevive com ajuda de amigos e dos valores que recebe dos projetos de transferência de renda do Governo Federal. A renda bruta da família não chega a um salário mínimo.

“Vi que era uma boa oportunidade na minha vida”, conta Marco que hoje recebe um salário de R$ 290 para desenvolver atividades na condição de aprendiz.

Apesar das dificuldades enfrentadas, Ilda tem a compreensão de que o trabalho infantil não é o caminho e mantém os dois outros filhos devidamente matriculados e inseridos em projetos sociais. “O de 13 anos está no Peti e participa de todas as atividades do CRAS. O mais velho vai fazer às aulas do Pronatec.

A Parceria

Os adolescentes que integram as turmas do projeto são previamente selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS).

O projeto Me Encontrei agrega ações articuladas entre a Assistência Social de Cuiabá, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), a Procuradoria Regional do Trabalho 23ª região, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), a Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem, Industrial (SENAI), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).