Educação / Estímulo
11 de Abril de 2014 10h03
Projeto “Livro Esquecido” incentiva leitura em Cuiabá
Quem passou por alguns locais públicos de Cuiabá esta semana se deparou com algo inusitado. Um livro “esquecido” em um banco da praça ou num ponto de ônibus chamou a atenção da população. Trata-se do projeto da Secretaria Municipal de Educação (SME) “Livro Esquecido em Cuiabá” de incentivo à leitura.
O projeto foi lançado esta semana como parte da programação do aniversário de Cuiabá. Entre os dias 8 e 11 pelo menos 200 livros foram esquecidos em Cuiabá. Os locais escolhidos foram parques, pontos de ônibus e praças, como a Clóvis Cardoso, Santos Dumond, Oito de Abril, Popular, da República e Alencastro.
O arquiteto Paulo Henrique Machado foi uma das pessoas que encontrou o livro “esquecido” na Praça Clóvis Cardoso. Para ele a proposta de incentivo à leitura é muito interessante, principalmente nos dias atuais em que as pessoas estão mais envolvidas com o mundo virtual e estão deixando os livros de lado. “Eu vi de longe o livro e achei que alguém havia esquecido. Nem acreditei que pudesse levar pra casa”.
O gari Diogo Josuel Brito também não acreditou quando viu um livro na praça em que limpava. “Em dois anos trabalhando como gari é a primeira vez que encontro um livro em uma praça. Achei muito interessante. E um incentivo à leitura e quem lê sempre sabe mais”.
Segundo a coordenadora das bibliotecas Saber com Sabor, da SME, Edvair Alves, os livros esquecidos, são obras de escritores e historiadores matogrossenses, como Moisés Martins, Silva Freire, Pedro Félix e Guapo.
“Os livros são esquecidos de propósito em locais de grande circulação de pessoas. A intenção do projeto é proporcionar o acesso à leitura, levando conhecimento, cultura e lazer a quem não tem acesso a livros”, observou Edvair Alves.
A coordenadora explica que os livros disponibilizados para o projeto são provenientes de doações feitas às bibliotecas Saber com Sabor. Dentro do livro tem um marcador de páginas, explicando o que é o projeto e qual a proposta dele. E o mais importante: quem achou pode levá-lo para casa.
A coordenadora explica que este foi o primeiro momento do projeto, mas ele terá continuidade e será realizado em momentos especiais, como em datas comemorativas. O próximo momento será nos dias 29 e 30 de abril, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil (celebrado dia 18 de abril). Ele será levado também aos bairros mais carentes de Cuiabá.
A divulgação do projeto foi na quarta-feira (09) na praça Clóvis Cardoso, momento em que foi realizada uma programação especial com apresentações culturais, contação de histórias e exposição de obras literárias.
A ideia do livro esquecido é inspirada no conceito de Bookcrossing, criado nos EUA no começo dos anos 2000. Combinando leitura e urbanidade, o conceito é convidar os leitores a deixarem livros em locais, para que outras pessoas encontrem, leiam, e voltem a abandoná-los, numa espécie de cadeia em favor do acesso à leitura. Há diferentes versões do Bookcrossing espalhadas por cidades do Brasil e do mundo.