Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Alegria

31 de Março de 2016 09h10

Projeto leva simininas para conhecerem a "Casa do Brincar da Tia Hanna"

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

Aproximadamente 40 meninas atendidas pelo programa Siminina dos bairros Bela Vista, Renascer e Leblon, em Cuiabá, tiveram uma dia de diversão e animação nesta quarta-feira (30). Elas conheceram a "Casa do Brincar da Tia Hanna", que oferece diversas atividades, brincadeiras e muito entretenimento para crianças entre 2 e 8 anos.

O passeio foi idealizado pela primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, que coordena diretamente o programa, em parceria com a Tia Hanna, que doou os convites para que as simininas conhecessem o local.

Segundo ela, a intenção foi despertar a criatividade e contribuir para uma infância mais feliz. “Sabemos que muitas dessas meninas não vivem uma infância plena, com brincadeiras e atividades de crianças, porque elas vivem em uma situação de vulnerabilidade. Então, quisemos proporcionar a elas, mesmo que em um único dia, a alegria de ser criança, podendo viver experiências que talvez elas não tivessem se não fosse por essa parceria”, disse a Tia Hanna.

Na Casa do Brincar, as meninas puderam se divertir na casa na árvore, na brinquedoteca, na caixa de areia, além de pintar paredes, plantar uma mini horta e ter contato com animais. Elas também fizeram atividades mais radicais como escalada, escorrega e pula-pula, atividades lúdicas no espaço “faz de conta” e no cantinho das artes, e atividades gastronômicas como as oficinas de doces.

Para Giovana Ferreira, 9 anos, da unidade do Renascer, o passeio foi uma grande oportunidade de conhecer o espaço que ela nem sequer sabia que existia em Cuiabá. “Aqui é muito lindo e legal. Estou muito feliz de poder conhecer. A primeira vez que venho, mas espero que não seja a última”, disse.

Leticia Leslye, 8 anos, da unidade do Leblon, também comemorou a visita. Para ela, o momento mais divertido foi quando brincava no espaço “faz de conta”, onde há diversas salas mobiliadas que reproduzem uma cozinha, sala e até um mercadinho. “Aqui eu pude brincar com os brinquedos que eu não tenho. Tem fogão e geladeira. É uma casinha de verdade. Estou muito feliz e é por isso que gosto tanto do Siminina. Eu conheço lugares onde meus pais não poderiam me levar”, afirmou.

Promover atividades para além dos sonhos das meninas é um dos objetivos do Siminina, de acordo com a coordenadora do programa, Rosamaria Carvalho. Ela lembra que o programa oferta diversas atividades educativas, esportivas e recreativas no contra-turno escolar para meninas. Porém, mais do que ensinar, quer promover a formação humana das meninas.

“É maravilhoso que elas explorem esse universo infantil que, muitas vezes, não têm condições de conhecer. Vemos que elas gostaram muito. E isso é um incentivo para que elas estimulem a criatividade para que, no futuro, possam ampliar seus horizontes e ser pessoas melhores”, concluiu.

Atualmente, o programa Siminina atende a 950 crianças entre 06 a 14 anos, em 16 bairros e no Distrito da Guia, sendo considerado o maior programa de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de Mato Grosso.

A expectativa é de que todas as meninas possam conhecer a "Casa do Brincar da Tia Hanna", que fica localizada na rua A, nº 677, no bairro Village Flamboyant.