Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Cultura
16 de Março de 2016 11h50
Projeto leva mais de 600 simininas para conhecer o Museu das Bonecas
Mais de 600 meninas atendidas pelo programa Siminina em Cuiabá vão conhecer o Museu das Bonecas a partir desta quinta-feira (17). A iniciativa foi idealizada pela primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, coordenadora direta do programa, como continuidade da atividade realizada no ano passado.
Na ocasião, as meninas dos bairros Altos da Boa Vista, Colorado, Doutor Fábio, Jardim Araçá e Pedra 90 tiveram a oportunidade de conhecer o museu que reúne mais de três mil bonecas, inclusive alguns modelos raros de 1959.
Desta vez, a atividade vai durar oito dias, durante os meses de março e abril. Serão beneficiadas as meninas que participam do siminina nas unidades dos bairros 1º de Março, Três Barras, CPA, Jardim Vitória, Bela Vista, Jardim Leblon, Renascer, Chácara dos Pinheiros, Getúlio Vargas, Jardim Fortaleza, Tijucal e Distrito da Guia.
De acordo com a coordenadora do programa, Rosamaria Carvalho, a visitação foi pensada para beneficiar todas as crianças do programa que ainda não haviam conhecido o museu, já que o objetivo é incentivar as crianças, que muitas vezes vivem uma dura realidade, a soltarem o seu lado artístico e infantil.
Atualmente, o programa atende a 950 crianças entre 06 a 14 anos, nos 16 bairros e do Distrito da Guia, e é considerado o maior programa de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de Mato Grosso.
“No ano passado, a visitação ocorreu por meio de doação e parcerias e não contemplou todas as meninas. Então, desta vez resolvemos levar as demais para conhecer o mundo de encanto e fantasia que é o museu. A intenção é retomar o lado infantil de muitas dessas crianças que tiveram, muito cedo, que abandonar os brinquedos por causa dos problemas da família que se encontra em situação de vulnerabilidade social”, explica.
A primeira turma a conhecer o museu é composta por 130 meninas do bairro 1º de Março, que serão divididas em dois grupos. Um grupo irá ao local no período matutino e outro no vespertino, das 8h30 às 10h30 e das 14h30 às 16h30.
No museu, as meninas terão oportunidade de conhecer a coleção formada por bonecas feitas de argila, madeira, celuloide, plástico e porcelana, tanto modernas como antigas. Dentre as mais raras, está à boneca da Shirley Temple, atriz mirim que fez muito sucesso em filmes musicais da década de 1940, e Ieda Maria Vargas, brasileira eleita primeira miss universo.
Aos que ficaram interessados em conhecer a coleção de bonecas, o Museu das Bonecas está aberto para visitação e funciona na Rua Bom Jesus, número 90, no Bairro Santa Marta.
Serviço
Assunto: Projeto leva mais de 600 simininas para conhecer o Museu das Bonecas
Data: Quinta-feira (17)
Hora: Às 8h30
Local: Museu das Bonecas – Rua Bom Jesus, número 90, no Bairro Santa Marta