Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Cuidados com a saúde
07 de Agosto de 2015 17h08
Projeto integra estudantes e idosos em um intercâmbio de ideias
Aproximadamente 100 estudantes do Ensino Médio do Colégio Adventista de Cuiabá participaram nesta sexta-feira (07) do projeto “Viver Saudavelmente na Melhor Idade”, realizado no Centro de Convivência de Idosos "Maria Inês França Auad".
O projeto da instituição de ensino tem o objetivo de oportunizar momentos de convivência entre os jovens e os idosos, em um intercâmbio de ideias e experiências, especialmente na área da saúde.
Os estudantes estiveram no Centro de Convivência com aproximadamente 80 idosos e, logo pela manhã, serviram um delicioso café da manhã com frutas, pães, bolos, salgados e sanduíches.
Além disso, os idosos passaram por uma pré-consulta e puderam aferir as taxas de pressão e de glicose, bem como tiveram aulas de ginástica e puderam conversas com os adolescentes sobre as mudanças ocorridas desde a época de sua juventude até hoje, no que diz respeito aos cuidados da saúde.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Selma de Souza, o projeto foi criado em sala de aula em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, na última quarta-feira (5).
“Nós enfatizamos a necessidade de valorizar a saúde e nós tínhamos que escolher uma instituição para colocar em prática este projeto e escolhamos o Centro de Convivência porque já conhecíamos o espaço. Queríamos mostrar a importância da saúde quando jovem, pois ela é o reflexo na terceira idade”, disse.
Para o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, este tipo de atividade proporciona momentos de alegria para os idosos e para os adolescentes, e que ambos podem tirar proveito da convivência intergeracional.
“O Centro de Convivência foi feito para trazer o idoso e desenvolver ao máximo sua capacidade de convivência e essas atividades com os estudantes trazem muitos benefícios para o corpo e mente dos idosos. É uma excelente oportunidade de troca de experiências e de cuidados com a saúde”, concluiu.
Atualmente, Cuiabá possui quatro Centros de Convivência de Idosos, que oferecem atividades como hidroterapia, ginástica localizada, entre outras.