Saúde / HUMANIZAÇÃO
09 de Julho de 2024 15h33
Projeto eMulti promove 'Arraiá dos Idosos' na UBS do Residencial Coxipó com direito a casamento caipira
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio da Superintendência de Atenção Primária e a equipe do eMulti que atende a regional Sul, realizaram na manhã desta terça-feira (9), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Coxipó II, o ‘Arraiá dos Idosos’. O evento reuniu os participantes da melhor idade que fazem parte do projeto. Os servidores da unidade também se dedicaram à organização da ação, que teve uma quadrilha pra lá de animada e até o tradicional casamento caipira.
A educadora física Tanuzia Figueiredo explica que as atividades são realizadas em conjunto pelos servidores da unidade e pelos agentes de saúde de cada região. “Entre as ações de saúde previstas no cronograma, realizamos passeios, eventos de descontração e confraternizações de final de ano. Esta equipe também atende à região do Tijucal, Osmar Cabral, Santa Laura, Jardim Liberdade e Fortaleza”, explica a educadora.
O grupo, formado no início do ano, tem um recesso de 15 dias agora em julho e retorna com as atividades ainda no final do mês. Os pacientes são selecionados com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que atendem as regiões e fazem essa seleção direta com cada participante, sendo que a maioria deles são hipertensos, diabéticos e fumantes, e já recebem tratamento de saúde na unidade. O grupo trata também casos de pacientes com ansiedade.
“Cada integrante do projeto participa ainda de oficinas e atividades que fazem parte do tratamento conforme a necessidade de cada um. As reuniões acontecem semanalmente em cada unidade. Além de exercícios laborais, os pacientes participam de atividades físicas ao ar livre, o que também serve de incentivo para o convívio social”, enfatiza a educadora.
A grande atração do evento foi a noiva da quadrilha, que atua como agente de saúde na região há mais de 27 anos, Dona Carmem de Fátima Dias, de 63 anos, que liderou a dança e garantiu a diversão da festa. “A melhor parte da saúde é sorrir, brincar, e incentivar as pessoas. A alegria nos traz a cura, por isso nosso trabalho é tão importante, assim como o desenvolvimento de ações como essas. E uma coisa que me deixa feliz é ver as pessoas se divertindo. Todos são super participativos; além de agente, também sou paciente, e a gente se sente até com mais vitalidade depois de uma manhã como essa”, afirma Dona Carmem, que apesar da idade esbanja energia.
O secretário adjunto da Atenção Primária, Zé Ricardo, destacou o compromisso da gestão em humanizar e aperfeiçoar os atendimentos disponibilizados pela rede, tornando-os cada vez mais atrativos e acolhedores aos pacientes. “Ações como essas nos fazem ter certeza de que estamos realizando um trabalho eficiente, humano e eficaz em toda a rede de atenção primária, que trabalha para a prevenção de doenças e a promoção da saúde pública de nossa capital”, conclui.
O projeto eMulti consiste em equipes compostas por profissionais de saúde de diversas áreas do conhecimento e categorias profissionais. Elas operam de maneira complementar e integrada às outras equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde. Essas equipes trabalham juntas e são responsáveis pela mesma população e território, fortalecendo as articulações com outros equipamentos de saúde e setores como educação, serviço social, cultura, lazer e esporte.