Notícias

Governo / QUALIDADE DE VIDA

12 de Agosto de 2019 08h30

Projeto em andamento da nova ETA foi apresentado aos moradores da região Sul da Capital

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Arquivo

Após visita ao Parque Geórgia, onde é construída a nova Estação de Tratamento de Água- ETA Sul, localizada em um terreno de 20 mil metros quadrados, o prefeito Emanuel Pinheiro solicitou reunião com os presidentes das Associações de Moradores da região. A proposta é apresentar o andamento do projeto, que deverá ser entregue ainda esse ano.

Atendendo ao pedido do prefeito, o encontro foi realizado na quarta-feira (08) sob a coordenação da Águas Cuiabá e contou com a presença de representantes de 110 bairros da região sul da cidade sendo marcado pelo diálogo e o compartilhamento de informações.  

A entrada em funcionamento da ETA possibilitará o fim da intermitência no fornecimento de água, fazendo com que dezenas de bairros da região passem a ser abastecidos durante 24 horas. Com capacidade para tratar 750 litros por segundo, a nova ETA integra o Sistema Sul de Abastecimento, cujos reservatórios têm capacidade de armazenar 18 milhões de litros de água. Somente neste sistema, 203 mil pessoas serão beneficiadas, distribuídas em 88 bairros e com um investimento de R$ 65 milhões.

A nova estrutura faz parte do Sistema Sul de Abastecimento de Água, que representa um ganho de qualidade operacional no saneamento básico do município. Todo o conjunto é composto por uma unidade de captação instalada no Rio Cuiabá, quatro reservatórios com capacidade total de armazenar 18 milhões de litros, 36 quilômetros de adutoras e uma ETA apta a tratar 750 litros de água por segundo.

Durante o evento, o diretor geral da concessionária, Luiz Fabbriani, apresentou um panorama das obras já realizadas, com imagens e informações referentes a calendário de trabalhos, qualidade das estruturas, investimentos realizados, populações atendidas e benefícios socioambientais. “Nosso objetivo é fazer uma prestação de contas a cada cidadão aqui representado por suas respectivas lideranças. Mas, certamente, além de falar, queremos e precisamos ouvir. Poder dialogar abertamente com a comunidade é, na visão da empresa, um ponto importante para a evolução dos serviços de saneamento básico. Nós estamos aqui para atender a comunidade, com excelência e colaborando com o crescimento e desenvolvimento sustentável de nossa cidade”, observou o gestor.

“Estamos bem confiantes com esses projetos que a Prefeitura em conjunto com a Águas Cuiabá estão fazendo para melhorar principalmente a questão da distribuição, fornecimento de água e saneamento básico. Nós dos bairros mais distantes ainda sofremos com a ausência desses serviços.  Acreditamos que agora esse problema será totalmente solucionado”, declarou o presidente do bairro Nova Vitória, Cícero Timóteo.

O presidente da União Coxipoense de Associações de Moradores de Bairros (Ucam), José Maurício Pereira fez questão de pontuar a importância de encontros dessa natureza onde são apresentados as obras e prazos de entrega previstos, pensando principalmente nos nossos filhos e netos. “Rede de esgoto não é luxo, é necessidade. Continuarei acompanhando a fim de mobilizar as lideranças para que sejam realizados encontros periódicos com a comunidade”, declarou.

“Água na torneira, com pressão, 24 horas por dia. É isso que nós queremos e que todas as famílias cuiabanas vão ter. Saneamento básico traz saúde, qualidade de vida e é prioridade da nossa gestão. Estamos virando a página na história do saneamento básico da Capital e firmo o compromisso de fiscalizar o andamento destes trabalhos e o cumprimento da meta de acabar com a intermitência em Cuiabá”, finalizou o prefeito Emanuel Pinheiro.