Saúde / Parceria pela mulher
08 de Março de 2016 12h18
Projeto do Sesc vai promover ações educativas e de saúde em pareceria com município
A Secretaria de Saúde de Cuiabá e o Serviço Social do Comércio (Sesc), Regional de Mato Grosso, lançaram na manhã desta terça-feira (8), no bairro Dom Aquino, a Unidade Móvel Saúde da Mulher. Na capital a iniciativa terá como referencial as unidades básicas de Saúde e irá realizar ações educativas e exames de mamografia e citopatológico (papanicolau).
O secretário-adjunto de Assistência, Daoud Mohd Khamis, participou da solenidade de lançamento da unidade móvel junto com o presidente do Sistema Federação do Comércio de Bem, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomercio/Sesc/Senac), Hermes Martins da Cunha, além de convidados e demais autoridades.
Daoud Abdalla explicou que a unidade móvel ficará estacionada no bairro, de dois a três meses, sempre nas proximidades de uma unidade básica de saúde, facilitando a logística após o atendimento, ou seja, se a mulher precisar passar por consultas ginecológica, por exemplo. “O primeiro bairro a receber a unidade móvel é o Dom Aquino, um dos mais populosos da capital, onde a área de abrangência dos Centros de Saúde Dom Aquino e Várzea Ana Poupina, é de 36 mil habitantes”.
Para o presidente do Sistema Fecomércio, Hermes Martins, o projeto criado pelo Departamento Nacional do Sesc há quatro anos, tem ações relevantes. “Contamos com o apoio das prefeituras municipais, através de suas Secretarias de Saúde e, nosso foco é avançar na atenção a mulher. A iniciativa, embora não solucione os problemas de atendimento, é uma ação que promove um desdobramento importante, oportunizando qualidade de vida às mulheres”.
A diretora interina de projetos Especiais do Sesc/MT, Leonice Brito, contou que a unidade móvel oferece o que há de melhor em equipamento digital para o rastreamento do câncer, além de equipes treinadas por profissionais do Hospital do Câncer de Barretos, principal referência no pais. A equipe é formada por uma coordenadora de Educação em Saúde, um técnico de radiologia, enfermeira, uma educadora em saúde e um artífice de manutenção.
“Nossa capacidade é de realizar 33 exames por dia. Desse total, 11 de mamografia e os demais, citopatológicos (papanicoulau). Todos os exames de mamografia terão laudo assinado pelo Hospital de Câncer de Barretos, outro parceiro da iniciativa e, para que a mulher possa ser atendida, ele dever ter carteira do SUS”, explicou Leonice Brito.
Na ações educativas o projeto prevê a realização de palestras e oficinas onde serão abordados temas como os direitos sexuais e reprodutivos, planejamento familiar e DST/HIV/AIDS.
O Dia Internacional da mulher, 8 de março, foi escolhido para o lançamento da unidade móvel como uma forma de chamar a atenção para a importância de ações pontuais na promoção da qualidade de vida da mulher.
(Com Assessoria do SESC/MT)