Notícias

/

13 de Janeiro de 2011 17h00

Projeto de reflorestamento da Lagoa já concluiu 50% do plantio de árvores

Rosane Brandão-Assessoria/Sanecap

Com o objetivo de recuperar as áreas degradadas do entorno do córrego do Caju e das lagoas de estabilização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE – Lagoa Encantada) o Centro de Referência de Reuso de Água (CRRA) deu início em 2010 ao projeto de reflorestamento da área. Denominado de “Ação Ambiental Plante e Cultive”, a iniciativa prevê o plantio de cerca de duas mil mudas de plantas medicinais, frutíferas e ornamentais.

Até o momento a área já recebeu quase mil mudas de espécies como o ipê, papiro, ninho, jenipapo, caju, pata de vaca, imbaúba, ingá, amescla, aricá, tarumã, aroeira salsa, mirindiba, muringa, buriti, cedrinho, saboneteira, pitanga, ninho, entre outras.

De acordo com a coordenadora do CRRA, Neli Assunção, a sequência de plantio será intercalando uma espécie de planta nativa pioneira (crescimento rápido e com maior capacidade de sombra) e outra secundária (tem crescimento mais lento e precisa de sombra para seu crescimento inicial), sempre com espaçamento de quatro metros entre cada uma. As mudas, que estão sendo plantadas no entorno do Córrego do Caju, das lagoas e da pista de caminhada, além de recuperar as áreas degradas também vão servir de sombra para os visitantes do parque.


“A revitalização da lagoa foi uma iniciativa louvável, mas para que este lugar continue bonito e bem cuidado depende da participação da população, e uma ação como essa ajuda a despertar o interesse de todos para a questão”, ressaltou o presidente da Sanecap.

Desde que foi feita a revitalização da lagoa em 2009, obra de grande importância ambiental para Cuiabá, o local vem passando por grandes transformações. O que era um depósito de lixo (motivo que provocou a degradação de toda a área) hoje é considerado um dos cartões postais mais belos de Cuiabá.

O CRRA é um projeto realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (IDEP), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.


Informações: www.crra.com.br:
3025 6210 e 9288-7720, com a professora Neli Assunção Silva.