Notícias

Educação / Preservação

18 de Novembro de 2014 17h04

Projeto da Prefeitura de Cuiabá é selecionado como referência em educação ambiental

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A IV Gincana Ecológica, promovida pela Prefeitura de Cuiabá em 2014, foi selecionada pelo Ministério do Meio Ambiente como um dos 30 projetos referência em educação ambiental do país.  O projeto foi reconhecido como “Prática de Referência EducaRES”, que visa divulgar publicamente todos os segmentos  que assumem o papel de serviço relevante para a sociedade.

A iniciativa é do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA e visa apoiar a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305 de 2010. 

O EducaRES é uma plataforma que mapeia e divulga as ações que ajudam na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O Ministério do Meio Ambiente selecionou 30 experiências por segmento (sociedade civil, iniciativa privada e poder público), todas aparecerão no mapa colaborativo. 

“O trabalho de educação ambiental realizado nas escolas municipais de Cuiabá vai além do espaço da sala de aula. É um processo que envolve toda a comunidade escolar, pois todos têm responsabilidades com o meio ambiente. E essa prática tem dado resultados positivos”, ressaltou o secretário de Educação, Gilberto Figueiredo. 

Também foram selecionados projetos das instituições públicas da Prefeitura Municipal de Curitiba, Caixa Econômica Federal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade de Brasília, Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Campina Grande, Secretaria Geral da Presidência da República e Furnas Centrais Elétricas S.A.

Gincana Ecológica – A quarta edição da gincana foi realizada no mês de junho de 2014 pelas Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Serviços Urbanos. Esse projeto foi o único de Mato Grosso selecionado no EducaRES. 

Segundo a engenheira agrônoma da Secretaria de Educação, Edilaine Silva, o volume elevado de resíduos sólidos produzidos pelos bairros no entorno das escolas motivou a realização da gincana. Em 2014 as escolas participantes realizaram a coleta de 1.393 quilos de materiais recicláveis em seus respectivos bairros. Esses materiais foram doados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), sendo revertidos em benefícios para as crianças.