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Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

27 de Dezembro de 2010 16h00

Projeto da Assistência Social humaniza a capital e planeja ações para 2014

Marcia Caetano-Assessoria/Smasdh

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano - Smasdh realiza pela primeira vez uma ação coordenada de assistência emergencial, para pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social, com cobertura completa durante as festividades de final de natal e ano novo, denominada Ação Jingle Bell.

Iniciada na terça feira (21-12), com término previsto para o dia 05 de janeiro de
2011 a ação envolve sete equipes de técnicos para abordagens nas ruas, praças e logradouros; uma equipe com atendimento fixo na Rodoviária e completa o serviço de atendimento com a atuação de plantões em todas as Unidades de Alta Complexidade da Smasdh para acolhimento dos usuários necessitados, de acordo com o perfil de cada um.

O público alvo são crianças e adolescentes vítimas de exploração do trabalho infantil, ou exploração sexual; idosos que estejam em situação de risco; mulheres vítimas de violência; imigrantes, etc, serão acolhidos e abrigados nos Albergues Municipais como Casa de Amparo Celcita Pinheiro, Casa de Retaguarda Paulo Prado, Albergue Manoel Miraglia, Albergue Missão Atalaia e outros.

O projeto dará cobertura completa para as pessoas em situação de rua, inclusive os dependentes químicos, que também terão a opção de se abrigarem no Albergue Abordagem Solidária, se for da vontade deles.

A ação garantirá o atendimento emergencial para essas pessoas e ainda fará o registro de todas as ocorrências. A intenção é mapear e registrar os dados que sirvam de base para o planejamento de ações e serviços dos próximos anos, com vistas à preparação da cidade para a movimentação durante os jogos da Copa em 2014, possibilitando uma cidade mais humanizada e pacífica para todos.

A Diretoria de Gestão da Secretaria de Assistência Social vai divulgar na tarde desta segunda feira (27-12) o levantamento do número de atendimentos realizados durante o feriado de natal.