/
19 de Outubro de 2010 13h45
Projeto CRRA leva atividades de educação ambiental à escola Diva Hugueney
Cerca de 60 alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental da Escola Estadual Diva Hugueney Siqueira de Bastos, do bairro Jardim Aroeira, participaram nesta segunda-feira (18-10), à tarde, das atividades promovidas pelo projeto Centro de Referência de Reuso de Água (CRRA). Os pequenos assistiram ao filme “Os Sem Florestas”, que enfoca a degradação de uma floresta, destruindo o habitat natural de animais selvagens.
O projeto CRRA é realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (Idep), Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.
Após a exibição do filme os alunos discutiram entre si sobre o tipo de mensagem que foi transmitida. A pequena Ana Carolina Silva, 6 anos, demonstrou que entendeu o recado. “Aprendi que devemos cuidar do meio ambiente, não jogando lixo no chão, não cortando árvores e nem sujando os rios, porque vai prejudicar os animais e as pessoas”, disse a aluna, acrescentando que a parte que mais gostou do filme foi do final, quando todos os animais retornaram para seu habitat.
A engenheira florestal Késia Costa da Mata explicou para as crianças que o objetivo da exibição do filme é para enfatizar que o homem tem responsabilidade quanto a preservação do meio ambiente e por isso deve trabalhar em conjunto para evitar a degradação do mesmo. “Além disso, as pessoas devem aprender também a viver em comunidade, respeitando o espaço do outro”.
Para a diretora da escola, Rosemeire Marques Fontes, a iniciativa do CRRA é de suma importância para a escola, principalmente para as crianças que estão na educação infantil, fase em que têm maior capacidade de aprendizado. “Esta atividade veio de encontro com a proposta da escola que é trabalhar com nossos alunos a educação ambiental. Como eles estão na fase do aprendizado vão assimilar muito mais rápido tudo o que escutaram e viram, além disso, o filme ajudou a aflorar a imaginação de cada um deles”.
O filme “Os Sem Florestas” retrata dos animais que moravam em uma densa floresta, porém ao despertarem da hibernação eles logo têm uma surpresa: surgiu ao redor de seu habitat natural uma grande cerca verde, o qual é o limite de um condomínio. Os animais se sentem perdidos, e devido a degradação eles não têm comida para se alimentarem, e precisam atravessar a cerca em busca de alimento.