Mobilidade Urbana / Transparência
05 de Outubro de 2015 16h35
Projeto “Controladoria em Foco” mantém roteiro de atividades em secretarias
A terceira edição do projeto “Controladoria em Foco” segue a todo vapor e a mais recente pasta a receber o apoio da equipe de controladores foi a Secretaria Municipal de Governo e Comunicação. Durante o encontro, que aconteceu nesta segunda-feira (05), os profissionais foram orientados quanto à execução orçamentária, controle interno e as normativas que visam aprimorar a transparência de todos os setores públicos.
“Além de nos aproximarmos da pasta, a visita ‘in loco’ nos permite conhecer as dificuldades e entraves enfrentados por cada uma delas. Quando tomamos nota dos desafios e incumbências de cada secretaria, somos capazes de visualizar as dificuldades que elas possam a vir a encarar em se tratando dos ajustes necessários para estar de acordo com o Portal da Transparência”, afirmou Luana Kahara, auditora pública de Instruções Normativas.
Dentre os assuntos abordados durante a visita, a equipe da “Controladoria em Foco” auxiliou os servidores a respeito da importância da gestão interna da pasta, mantendo processos enviados pela Câmara Municipal de Cuiabá em ordem e analisados dentro do prazo correto. Além disso, foi tratado sobre a harmonia fundamental entre as secretarias, uma vez que os processos costumam envolver diversos setores.
“Por se tratar de uma pasta que recebe documentos da Câmara, temos que evitar que estes processos ‘estacionem’ em nossas mãos. Compreendemos que muitas vezes uma série de fatores envolvem os atrasos, mas é crucial que a pasta preste contas quanto a isso. Com o novo Portal da Transparência, nenhuma informação pública passa despercebida e nós precisamos ser o mais claro possível para o povo cuiabano”, contou Priscila Ventura, auditora pública interna e diretora de Transparência Pública.
Controladoria em Foco
A proposta do projeto “Controladoria em Foco” consiste em possibilitar uma ampla discussão sobre temas relevantes nas áreas de auditoria, transparência e controle interno, refletindo diretamente na melhoria das atividades profissionais exercidas pelos agentes públicos. Além da divulgação de normas, rotinas e procedimentos internos, o projeto age com visitas “in loco” da CGM, a fim de orientar os órgãos e entidades do Poder Executivo da capital sobre fiscalização e acompanhamento de contratos, transparência pública, etc.