Educação / ENXERGAR É HUMANIZAR
20 de Setembro de 2024 14h28
Projeto beneficiou 1.326 estudantes do Ensino Fundamental da rede pública municipal com a entrega gratuita de óculos, até o início do mês de setembro
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está atendo estudantes de 58 unidades da rede pública municipal de educação com o Projeto Enxergar é Humanizar, edição 2024. Até o dia 5 de setembro foram realizados 1.782 exames e entregues 1.326 óculos, com lentes antirreflexo e armações escolhidas pelos estudantes.
Lançado em 2018 pelo prefeito Emanuel Pinheiro com o apoio da primeira-dama Márcia Pinheiro, o Enxergar é Humanizar se tornou um projeto permanente da Secretaria Municipal de Educação. O projeto tem como objetivo, resgatar um passivo social que afeta o processo de ensino aprendizagem dos estudantes matriculados na rede pública municipal.
Por meio de exames realizados na Secretaria Municipal de Educação, em um espaço preparado para esse fim, são avaliados e identificados os estudantes com distúrbios de refração, que necessitam do uso de óculos.
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado ressaltou o impacto positivo que o Projeto Enxergar é Humanizar tem no desenvolvimento, na qualidade de vida e no bem-estar social dos estudantes atendidos na rede pública municipal de educação. “Esta é mais uma ação humanizada da gestão Emanuel Pinheiro, com o apoio da primeira-dama Márcia Pinheiro, para assegurarmos o direito básico de escolarização e garantir um processo de ensino aprendizagem de qualidade aos estudantes das unidades públicas do Município, promovendo qualidade de vida e melhorias na aprendizagem dessas crianças”, disse Edilene Machado.
Linha do tempo
No primeiro ano (2018), o Projeto Enxergar é Humanizar contemplou estudantes dos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental, que passaram por avaliação e monitoramento das aprendizagens. A partir desse monitoramento, os professores identificaram os estudantes que tinham déficit de aprendizagem relacionado à baixa visão.
Entre os anos 2020 e 2021, o Enxergar é Humanizar ficou suspenso em razão da pandemia sendo retomado em 2022, com a ampliação do atendimento aos estudantes até o 6º Ano.
Os estudantes detectados com algum problema visual pelos professores e equipe gestora da unidade escolar, passam por exame de optometria que diagnostica falhas de refração ou defeitos da visão (miopias, hipermetropias e astigmatismos), passíveis de correção por meio do uso de óculos.
O Projeto Enxergar é Humanizar atendeu 300 estudantes em 2018 e 110 estudantes em 2022. No ano de 2023, foram atendidos estudantes de 64 escolas urbanas e do campo, com a realização de 1.793 exames e entrega de 1.230 óculos para aqueles que necessitavam da correção visual.
O projeto tem como foco os estudantes do 1º ao 9º Ano de escolas públicas municipais que ainda atendem esta etapa de ensino.