Notícias

Mobilidade Urbana / 3ª Edição

13 de Abril de 2016 11h21

Projeto Agente Mirim de Trânsito capacita mais 223 alunos de 4 escolas

CARLOS MARTINS

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Alunos da Escola Municipal Madre Marta Cerutti, Bairro Bela Vista, estão participando esta semana da 3ª Edição do Projeto Agente Mirim de Trânsito executado pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Nesta etapa, participam 223 alunos, com idade entre 7 e 12 anos, de quatro escolas: uma estadual, duas municipais, e uma particular.

O projeto tem a parceria da Concessionária Rota do Oeste e a 3ª edição encerra-se na próxima semana com os alunos do Colégio Cema (Centro Educacional Maria Auxiliadora).

Ministrado por instrutores da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Semob, a capacitação dos alunos tem três dias de duração (uma hora e meia cada aula) e inclui a apresentação de vídeos (comportamento adequado no trânsito), oficinas de teatro e simulações no trânsito, noções de legislação e segurança no trânsito e cidadania (como ajudar um deficiente visual a atravessar a rua, por exemplo).

Na Escola Madre Marta Cerutti, estão participando desde ontem, terça-feira, 63 alunos. Motivados e bastante participativos, eles tiveram na manhã desta quarta-feira (13) uma aula que incluiu sinalização de trânsito – com o significado das placas.

O instrutor Marcus Garé mostrou também como é a atuação do agente de trânsito na orientação de motoristas, explicando os gestos utilizados (contando também com o auxílio do apito) para que os condutores avancem ou parem com seus veículos. “É uma turma bem animada e que absorve rapidamente tudo aquilo que estamos explicando”, observou o instrutor.

Para o coordenador da Educação para o Trânsito, Jadyr Lima de Moraes, o projeto Agente Mirim do Trânsito, que capacitou no ano passado 350 alunos de sete escolas da Capital, está formando condutores conscientes e que farão a diferença no futuro quando estiverem dirigindo para tornar mais seguro o nosso trânsito.

Multiplicadores

“Eles serão os multiplicadores junto aos pais, irmãos, tios, primos e amigos. Eles relatam o que acontece em suas casas sobre eventuais infrações cometidos por familiares no trânsito [falta do cinto, avanço do semáforo]. Com esta capacitação, eles se sentem mais seguros, criam consciência do que é certo ou errado, passam isso para seus pais, e cobram das pessoas que estão à sua volta”, disse o coordenador.

A capacitação na Escola Municipal Madre Marta Cerutti termina na manhã desta quinta-feira (entre 8h e 9h30) com a Cidade Mirim de Trânsito, que será montada na quadra de esportes. De maneira prática, os alunos vão simular o que aprenderam em sala de aula. A Cidade Mirim traz elementos comuns ao trânsito e os alunos interpretam os papéis de condutores, agentes de transito e pedestres.

Para a diretora da escola, Miraci Rodrigues de Oliveira, o projeto é muito importante, sobretudo porque atinge alunos nesta fase, entre 7 e 12 anos. “Eles passam o conhecimento para pais e irmãos e também para o demais colegas aqui na escola. Esta avenida em frente à escola [Vereador Juliano Costa Marques] é muito movimentada e exige muita atenção dos alunos. Sempre digo a eles que só atravessem a faixa depois que o carro estiver parado”, orienta.

A 3ª Edição do Projeto Agente Mirim de Trânsito iniciou com a capacitação de 50 alunos da Escola Estadual Rodolfo Augusto Trechaud Curvo entre os dias 4 e 6 de abril e prosseguiu nos dias 7, 8 e 11 na Escola Municipal Agostinho Simplício de Figueiredo (com 53 alunos). A ultima escola que vai participar do projeto é o Colégio Cema na próxima semana, entre os dias 18 e 20 com a participação de mais 57 alunos.

A formatura dos 223 alunos que participam desta 3ª etapa está marcada para o dia 29 de abril, às 13h30, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Durante a solenidade, que faz parte das comemorações pelos 297 anos da Capital, será assinado um decreto que institui a Semana Municipal de Segurança no Trânsito. Após a formatura, os alunos, que recebem certificado e uniforme, participam de blitzes educativas ao lado de agentes de trânsito.