Notícias

Mobilidade Urbana / Educação para o Trânsito

11 de Novembro de 2015 15h30

Projeto Agente Mirim de Trânsito capacita alunos da Escola Maria Ambrósio Pommot

CARLOS MARTINS

SEMOB

Arquivo

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) iniciou nesta semana o curso de capacitação com 50 alunos da Escola Municipal Profª Maria Ambrósio Pommot, a quarta das cinco escolas (duas particulares, duas municipais e uma estadual) que participam da segunda etapa do Projeto Agente Mirim de Trânsito iniciada em outubro. O projeto tem a parceria da Concessionária Rota do Oeste.

Participam desta segunda etapa do projeto 250 crianças com idade entre 7 e 12 anos. Durante uma semana agentes de trânsito da Semob ministram aulas de aproximadamente uma hora e meia sobre noções de legislação e segurança no trânsito. Os alunos também participam de oficinas de teatro e simulações do trânsito.

Nesta quinta-feira (12), a atividade dos alunos será na Cidade Mirim de Trânsito, montada na própria Escola Maria Ambrósio Pommot (no Jardim Imperial).  Na sexta-feira (13), às 8h30, acontece o encerramento da capacitação dos alunos que participam do projeto com a apresentação de uma peça de teatro para todos os estudantes da escola.

Esta segunda etapa começou no dia 5 de outubro com alunos do Colégio Supremus e prosseguiu com a capacitação de estudantes do Colégio Cenpa e da Escola Municipal Profª Tereza Lobo. Na próxima semana, esta fase do projeto será finalizada com a capacitação dos alunos da Escola Estadual Senador Azeredo (entre 14h e 15h30).

No encerramento da capacitação em cada escola, haverá um concurso de redação para avaliar o aprendizado dos alunos em relação às disciplinas ministradas. As melhores redações serão premiadas, bem como o aluno destaque de cada escola. A solenidade de encerramento desta segunda etapa do projeto será no dia 30 de novembro, às 14, no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com a participação dos 250 alunos, familiares, e convidados.

Na primeira etapa, o Projeto Agente Mirim de Trânsito já capacitou e formou em maio deste ano 100 alunos das escolas municipais Dr. Orlando Nigro e 12 de Outubro (50 de cada). Na formatura, os alunos recebem certificados e uniformes e as escolas participantes também são certificadas. Os agentes mirins participam juntamente com agentes de trânsito de blitzes educativas, distribuindo folhetos com dicas de segurança.

“O objetivo é levar informação para as crianças, ensinando os cuidados que devem ter como pedestres, noções de legislação, para que cobrem dos seus familiares o respeito às leis de trânsito. No futuro, quando estas crianças forem condutoras, estarão bem conscientes”, explicou o coordenador da Educação para o Trânsito da Semob, Jadyr Moraes.