Notícias

Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

06 de Agosto de 2024 11h00

Programação do “Agosto Animal” oportuniza informações e vacinação antirrábica

ELIANA BESS

Emanoele Daiane

Arquivo

Começou nesta segunda-feira (5) a programação “Agosto Animal” promovida pela Secretaria-adjunta de Bem-Estar Animal, que é vinculada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável. A ação aconteceu no entroncamento da Avenida Curió com a Avenida Tuiuiú, próximo a caixa d’agua do CPA 3. Além de proporcionar a comodidade aos munícipes para vacinar os cães e gatos acima de três meses de idade, perto de casa, as equipes levaram informações visando a conscientização para combater os maus-tratos que tanto acomete os pets. Foram vacinados 14 animais e distribuídos materiais informativos com o canal de Whatzapp 65 99207-4318 para recebimento de denúncias. Na sexta-feira (9) o evento será realizado na Praça Alencastro, das 9h às 12h, com feira de adoção de animais ainda filhotes, marcando a abertura oficial da programação.

Ao longo do mês serão realizados outros seis eventos em dias e locais específicos, sempre das 9h às 12h, tendo como objetivo fortalecer a saúde dos pets e induzir os cidadãos a desenvolverem uma percepção consciente em relação à causa animal. O último evento do Agosto Animal será no dia 29, no bairro Santa Terezinha. A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ)  está responsável pela vacinação. Na oportunidade, também fornecerá orientações sobre as zoonoses que podem prejudicar a saúde dos animais.

A secretária-adjunta da Bem-Estar Animal, Tatiana Soares considerou que a procura pelo atendimento no primeiro dia foi abaixo do esperado, “mas o importante é que estamos cumprindo nosso papel de descentralizar as ações e ir mais perto dos cidadãos. Fazemos a nossa parte e esperamos que a conscientização se propague entre os moradores, assim teremos menos animais vítimas do abandono e do desamor”, explicou.

Elizângela de Magalhães e o genro Antony Gabriel Dias Matos não perderam tempo e levaram duas fêmeas, Lili e Luna (mãe e filha) para receber a dose antirrábica, sendo uma de três anos e a outra com pouco mais de um ano. Na ocasião ouviram atentamente os esclarecimentos sobre maus-tratos e receberam material impresso sobre o assunto e onde procurar ajuda caso precisem registrar situações de violência e maus-tratos envolvendo animais.  “É muito importante essa ação aqui no bairro, fica acessível para os moradores. Viemos assim que soubemos através de uma amiga que nos ligou avisando que teria equipes aqui perto da caixa d’água do CPA. A cachorrinha de um ano está sendo vacinada pela primeira vez. Já a mãe dela, a Lili, é a segunda vez”, revelou Antony.

Eles também pretendiam enviar mensagens nos grupos para avisar mais pessoas para aproveitarem a oportunidade.

“A ideia do Agosto Animal é chamar a atenção principalmente para nós cidadãos, para sermos mais humanizados. Os bichinhos precisam de carinho, de cuidado, de atenção e atendimento médico veterinário. Assim como nós seres humanos, eles sentem dores, stress, depressão. São extremamente dóceis, mas podem apresentar atitudes agressivas quando maltratados. Para toda ação tem uma reação. O que faz toda a diferença é o que eles recebem”, pontuou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Juares Samaniego.

Para a médica veterinária e coordenadora de educação e combate a maus-tratos da Bem-Estar Animal, Ana Selmy, o trabalho orientativo não pode parar. “Pode parecer cansativo para o público se deparar, em todas as ações da Bem-Estar Animal, com a equipe falando sobre maus-tratos e suas consequências na vida do animal, mas não vemos outra maneira a não ser explicando sobre isso para as pessoas. Nas situações de maus-tratos não estamos presente para intervir, e, além do crime praticado, pode deixar sequelas no animal. Então, o caminho é continuar plantando a semente da informação”, pontuou Selmy.

AGOSTO ANIMAL - PROGRAMAÇÃO

09/08 – Praça Alencastro – com feira de adoção de pets filhotes, vacinação, conscientização e educação em combate aos maus-tratos.

13/08 – Bairro Primeiro de Março – Posto de saúde do Primeiro de Março. Vacinação, conscientização e educação em combate aos maus-tratos.

21/08 - Campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em frente ao restaurante universitário. Vacinação, conscientização e educação em combate aos maus-tratos.

23/08 - Antiga guarita do Mercado do Porto Antônio Moyses Nadaf. Vacinação, conscientização e educação em combate aos maus-tratos.

27/08 – Morada do Ouro, no Parque das Nascentes, em frente ao Parcão. Vacinação, conscientização e educação em combate aos maus-tratos.

29/08 - Bairro Santa Terezinha, ao lado do mercado Bom Gosto, fechando as atividades do Agosto Animal, com vacinação, conscientização e educação em combate aos maus-tratos.