Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / TERCEIRA IDADE

05 de Dezembro de 2024 15h48

Programa ‘Viva a Vida na Melhor Idade’ registra cerca de 1.200 atendimentos realizados nos quatro Centros de Convivência de Idosos da capital

ELIANA BESS

Vicente Aquino

Arquivo

Nesta quinta-feira (6), a programação do Viva a Vida na Melhor Idade, realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, ocorreu na unidade do Centro de Convivência de Idosos (CCI) Maria Ignês França Auad, no CPA III. A ação incluiu atendimentos médicos e diversas atividades voltadas especialmente à população idosa.

O Viva a Vida na Melhor Idade beneficiou os quatro CCIs, realizando cerca de 1.200 atendimentos, incluindo ações odontológicas para a população em situação de rua e vulnerabilidade social. Na atividade de encerramento do programa, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, os idosos receberam atendimentos médicos em diferentes especialidades, como dermatologia, clínica geral, geriatria, nutrição, psicologia, e assistentes sociais, além de atividades integrativas, como auriculoterapia. Houve também palestras, uma delas sobre alimentação saudável.

O CCI Maria Ignês atende atualmente 293 idosos, dos quais 276 participam ativamente das atividades. A unidade atende cerca de 10 bairros da região do Grande CPA e Morada da Serra, além de frequentadores que, mesmo após se mudarem das proximidades, continuam participando, muitos há mais de 12 anos.

“É muito importante a ampliação dos serviços, ainda mais porque aqui aproximadamente 60% dos nossos idosos utilizam muletas devido a alguma deficiência motora, como consequência de AVC ou esquizofrenia. Nós atendemos um grupo muito grande de idosos que precisam literalmente da hidroginástica, por exemplo, por recomendação médica. Eles se adaptam muito bem à atividade. Hoje, muitos passaram por consultas para viabilizar o atestado que permitirá a continuidade das práticas no ano que vem”, explicou Andrea Eloize Couto da Silva, coordenadora do CCI Maria Ignês França Auad. O atestado também serve para revalidar o cadastro junto ao CCI.

Roberta Pereira de Almeida, de 68 anos, moradora do CPA, Setor 5, é uma novata no CCI, mas já apaixonada pelo atendimento e pelas atividades. Ela conta que não frequentava antes devido aos cuidados com sua mãe, de 93 anos, que foi usuária do espaço por 10 anos e só parou devido à saúde debilitada. “Gosto muito daqui, me sinto muito bem, nem tenho vontade de ir embora. Eles nos tratam com muito carinho. Duas vezes na semana faço hidroginástica, por orientação médica”, relatou Roberta. Segundo ela, enquanto for possível conciliar com os cuidados da mãe, continuará frequentando o CCI, que também serve para recarregar suas energias.

Amerivaldo Leite Vieira, de 69 anos, frequentador do local há 5 anos, e morador do CPA 4, já se sente bem familiarizado com o CCI e participa com entusiasmo. Ele é incentivado pela esposa, Dercilei Auxiliadora da Silva, de 55 anos, que ainda não pode participar por não ter a idade mínima. “Sempre estou presente nas programações, bailes e festividades. Hoje vim buscar o atestado para continuar as atividades e refazer o cadastro. Tenho muitos amigos aqui, e minha esposa me incentiva muito”, destacou.

“Nossa, eu amo esse lugar! Há 10 anos participo aqui. Moro no CPA 1, faço ginástica e palavras cruzadas todos os dias, o que me ajuda muito com a mente. Em casa, ainda faço biscoitinhos. Também gosto muito das palestras, elas ensinam muitas coisas para nós”, disse dona Lurdes Camargo Gomes, de 73 anos.

Cuiabá conta com quatro Centros de Convivência para Idosos: Maria Ignês, João Guerreiro, Padre Firmo e Aidee Pereira. Nesses espaços, os idosos têm acesso a uma ampla programação voltada à qualidade de vida, além de orientações sobre benefícios sociais. Atualmente, a rede coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência atende 1.217 idosos cadastrados.

As atividades ofertadas incluem hidroginástica, ginástica, jogos de mesa, oficinas de crochê, palestras, rodas de conversa, dinâmicas de grupo, encontros intergeracionais e passeios culturais. A Secretaria mantém parcerias com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, promovendo ações integradas para ampliar o diálogo e a participação social.

“Desde o início da administração do prefeito Emanuel Pinheiro, as atividades voltadas à população idosa foram ampliadas, com destaque para parcerias como as do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e convênios que promovem a inclusão de mais idosos, retirando-os da situação de vulnerabilidade social. Isso demonstra o total respeito e a valorização que a administração do prefeito Emanuel Pinheiro tem pelos idosos. Assim como dedicamos atenção especial à população em situação de rua, os idosos recebem todo o apoio necessário, coordenado pela Secretaria de Assistência Social. É um trabalho contínuo, que vem sendo fortalecido desde o início da gestão. A melhoria da qualidade de vida da população idosa sempre foi uma das principais bandeiras da nossa administração”, destacou a primeira-dama Márcia Pinheiro.