Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /
05 de Novembro de 2011 12h39
Programa "Valorizando Vidas no Seu Bairro" começa no Campo Velho
O programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro” começou neste sábado, 05 de novembro, no bairro Campo Velho, na Regional Leste. Neste dia, a prefeitura de Cuiabá praticamente se instalou no bairro para prestar uma série de serviços à população. Todas as secretarias municipais montaram stands na praça central do Campo Velho e estão atendendo os moradores, expondo trabalhos. O programa também tem uma extensa programação cultural.
O programa tem o objetivo de levar direito e cidadania a população de Cuiabá, por meio de uma série de serviços as quais as famílias carentes normalmente não têm acesso. A escolha de um sábado para realizar o evento visa, justamente, dar oportunidade para que todos possam participar do evento
A abertura oficial do “Valorizando Vidas no Seu Bairro” foi as 08 horas, com a apresentação da banca do Exército Brasileiro. Logo depois, a primeira dama de Cuiabá e idealizadora do projeto, Norma Sueli Galindo, fez o discurso de abertura, destacando a finalidade do programa. “Nosso objetivo é trazer a administração pública para as regionais, até a comunidade. São ações e serviços que, normalmente, as famílias mais carentes não têm acesso. Todos os órgãos e secretarias da prefeitura de Cuiabá, estão aqui, hoje, trabalhando para levar cidadania aos moradores da região”.
A presidente da Associação de Moradores do Bairro Campo Velho, Sirlei Aparecida Moreno de Paula, comemorou a escolha do bairro para sediar a primeira edição do programa. Para ela, o Campo Velho é um exemplo da participação da comunidade na administração e desenvolvimento do bairro.
“Ficamos muito felizes com a escolha do nosso bairro, nós precisávamos dar visibilidade a nossa comunidade. Queremos mostrar para toda Cuiabá todas as coisas boas que nosso bairro tem”, declarou Sirlei.
Serviços
O “Valorizando Vidas no Seu Bairro” visa promover o fortalecimento dos vínculos comunitários, desenvolvendo atividades voltadas ao meio ambiente, educação sanitária e a inclusão social das famílias. Isto será feito por meio de inúmeras ações e serviços, sejam pontuais - como confecção de documentos - ou políticas públicas contínuas. A prioridade do “Valorizando Vidas no Seu Bairro” é atender a gestantes e mães (com filhos na educação infantil de zero a seis anos), adolescentes e idosos.
A programação teve início as 08h e se estende até as 17 horas. Vários serviços estão sendo executados, como: expedição de carteira de trabalho, certidões, segunda via de identidade; serviços de conta de água, serviços na área de saúde (aferição de pressão e diabetes, orientação para saúde bucal, entre outros); mutirão de combate a dengue, orientações de ações ambientais; orientações de economia e planejamento doméstico; serviços gerais da prefeitura de Cuiabá.
Infraestrutura
Durante a semana que antecedeu o evento, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe) realizou uma série de ações, como pintura de meio fio das ruas, podas de árvores, substituição de luminárias queimadas, operação tapa-buraco, recolhimento de entulhos, instalação de tampas de fossas, restauração de obras públicas e limpeza das ruas, praças e terrenos abandonados, entre outros serviços.
Beleza e Moda
Já a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, entre outras ações na área social, promoveu, durante toda a semana, uma ação de resgate da autoestima das mulheres do bairro. Foram selecionadas 10 mulheres, que receberam orientações de moda e beleza, além de passarem por uma transformação de visual, com corte de cabelo, maquiagem, roupas. As moradoras farão o encerrando do programa, com um desfile de moda, apresentando tudo que aprenderam durante a semana.
Cultura
O “Valorizando Vidas no Seu Bairro” também conta com uma extensa programação cultural, destacando a participação de estudantes da rede municipal e artistas regionais.
Programação
A segunda edição do “Valorizando Vidas no Seu Bairro” será na Regional Norte (19/11), depois o programa atenderá a Regional Oeste (03/12), e em seguida a Regional Sul (17/12). A meta é que o programa seja quinzenal, chegando em cada edição a uma região da capital.