Notícias

Educação / Transparência

09 de Dezembro de 2015 14h34

Programa “Um por todos e todos por um” será ampliado nas escolas da rede municipal

ROSANE BRANDÃO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O programa “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania” será ampliado nas escolas da rede municipal. A ampliação do programa nas escolas públicas de Mato Grosso foi anunciada na terça-feira (8) em solenidade realizada no Palácio Paiaguás e contou com a presença do ministro de estado do Controle e Transparência, Valdir Simão, e do cartunista Maurício de Souza.

Realizado pela Controladoria­-Geral da União (CGU), em parceria com o Instituo Maurício de Sousa, o Programa “Um por Todos e Todos por Um!” visa disseminar entre crianças valores relacionados à democracia, autoestima, participação social, respeito à diversidade, responsabilidade cidadã e interesse público.

Segundo o ministro Valdir Simão, com a ampliação do programa será possível atender em Mato Grosso 100 mil crianças do 5º ano do ensino fundamental nos próximos cinco anos. Para tanto, o governo federal, por meio do Ministério Público e justiça federal, vai investir R$ 500 mil, parte desses recursos são oriundos da operação Ararath, que investiga práticas de corrupção e desvio de dinheiro público.

“Esses recursos foram retirados dos cofres públicos indevidamente e resgatados pela polícia federal e agora serão devolvidos em ações dessa natureza”, disse o ministro, informando que os recursos serão aplicados na produção de materiais educativos com os personagens da turma da Mônica. 

Conforme o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, o programa atendeu entre 2014 e 2015 pelo menos 24 escolas municipais de Cuiabá, beneficiando 1,8 mil alunos. “A nossa expectativa é que o programa seja ampliado em pelo menos 100% das escolas, dobrando o atendimento do número de alunos”, disse o secretário.

O cartunista Maurício de Souza informou que estão envolvidos em ações como essa pelo menos 78 desenhistas da turma da Mônica. “Vamos erguer nossa bandeira a favor da ética e da cidadania e transformar essa campanha em algo que vai marcar época e fazer história”, concluiu o cartunista.

Os alunos que integram o Coral Sonhos, da escola municipal Professora Elza Luiza Esteves, fizeram uma homenagem a Maurício de Souza com a apresentação da música “Sou a Mônica” e “Vem chegando o Natal”. 

Emocionada em poder conhecer de perto o criador da Turma da Mônica, a aluna Isadora Fernanda Marquioreto, 11 anos, não conseguiu conter o choro. “É muita emoção ter a oportunidade de conhecer o criador dos meus personagens favoritos”, disse a aluna, acrescentando que sua personagem favorita é a Mônica. “Já cheguei até a cortar o cabelo curto para ficar igual ao dela”.

“Esse é um programa que só veio contribuir com o trabalho da escola. Ele é fácil de trabalhar porque tem os personagens da turma da Mônica e as crianças se identificam com eles. A educação do município ganhou muito, pois ajuda a resgatar valores e os alunos o respeito e a confiança em si próprios”, disse a professora Ivanildes Rodrigues de Oliveira, da escola Elza Luiza, que fez um pequeno relato de como o programa foi desenvolvido na unidade. 

Na solenidade, Maurício de Souza recebeu os títulos de cidadão cuiabano e mato-grossense e a comenda Senador Filinto Muller, concedida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf.