Notícias

Governo / EMPREENDEDORISMO

23 de Março de 2022 14h19

Programa Qualifica mais Progredir vai gerar oportunidades de crescimento para 500 cuiabanos

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Arquivo

Uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Cel. Octayde Jorge da Silva – permitirá a formação de 500 novos microempreendedores na capital mato-grossense. A iniciativa faz parte do programa “Qualifica mais Progredir”, que irá ofertar curso com o objetivo de profissionalizar e gerar novas oportunidades de trabalho e crescimento às pessoas alcançadas.

A aula inaugural foi realizada na noite desta terça-feira (22), no ginásio do IFMT, e contou com a participação de todos os alunos, autoridades políticas e dos profissionais que irão ministrar o treinamento. O Acordo de Cooperação que permite a implantação da ação foi assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que estabeleceu como prioridade o atendimento da população beneficiária do Auxílio Brasil e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).  

O prefeito em exercício José Roberto Stopa participou da solenidade e destacou que a gestão Emanuel Pinheiro tem um compromisso com todas as áreas sociais, em especial a da educação e inclusão. Ele enfatizou ainda que o Município está sempre de portas abertas do Instituto Federal de Mato Grosso para construir parcerias que podem transformar a vida das pessoas, por meio da oferta de conhecimento.

“Com todo orgulho que carrego por ser professor efetivo do Estado e do Município, acredito muito na educação pública como uma ferramenta de transformação na vida das pessoas e, consequentemente, de toda sociedade. Só existe uma coisa que ninguém pode nos tirar, que é a educação. O nosso conhecimento é a coisa mais importante. E essa parceria criou uma oportunidade para esses alunos e isso ninguém vai poder tirar deles”, disse Stopa.

Os alunos receberam todo material didático, uniforme, auxílio estudantil (para o transporte e alimentação), e ainda para aqueles que garantirem 75% de presença que ao fim de cada mês, ganharão uma cesta básica completa. As aulas abrangem assuntos como: controle financeiro; orientação para acesso ao crédito; propaganda e marketing; melhoria de produtos e serviços; uso de redes sociais e ferramentas digitais; atendimento ao cliente; conteúdos sócio emocionais aplicados ao empreendedorismo; orientações para formalização do MEI.

Representando o reitor do IFMT, Julio César dos Santos, o diretor-executivo da instituição, Cristovam Albano, deu as boas-vindas aos alunos e destacou a importância da iniciativa também para o desenvolvimento econômico de Cuiabá. “Esse curso, que irá promover a formação de microempreendedores, tem uma ação fantástica dentro do município. Ele vai permitir o surgimento de 500 pessoas que irão reforçar a economia local. Os estudos demonstram que a grande força de uma economia local está no micro e pequeno empreendedor”, relatou.

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, também se colocou como um parceiro para que, sempre que for preciso, ajuda a desenvolver esse tipo de trabalho na Capital. Ele contou que já está destinando R$ 4 milhões para ajudar na conclusão da construção do IFMT em Várzea Grande e que também irá colaborar com mais R$ 500 mil para a obra do anfiteatro do Campus Cel. Octayde Jorge da Silva.

“O nosso desejo foi sempre de trabalhar em prol de projetos que dessem oportunidade de progresso e melhoria na qualidade de vida das mulheres, das mães e dos pais de família cuiabanos. Quando fiquei sabendo desse projeto fiz questão de dizer ao prefeito Emanuel Pinheiro que todo recurso que conseguir em Brasília também quero ver sendo investido em parcerias com o IFMT”, pontuou.

Também estiveram presentes na aula inaugural os secretários municipais de Governo, Luis Claudio, e de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.