Notícias

Educação / PROERD

25 de Agosto de 2018 15h00

Programa forma 1.253 alunos do Ensino Fundamental em evento no Ginásio Dom Aquino

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Alunos de 16 unidades educacionais da rede municipal de Ensino de Cuiabá participaram na manhã desta sexta-feira (24), no Ginásio Dom Aquino, da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). No primeiro semestre deste ano, o programa atendeu a 1.253 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Realizado em Cuiabá, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar de Mato Grosso, o Proerd é uma ação preventiva, baseado no Programa Norte Americano DARE – Drugs Abuse Resistence Education, criado em 1983, por duas pedagogas.

O programa consiste numa ação conjunta envolvendo policiais militares, professores, especialistas, estudantes, pais e a comunidade, visando a prevenção e a redução do uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, ajudando as crianças e adolescentes a reconhecerem as pressões e, a partir daí, a resistirem a elas.

A integração social é o princípio que orienta todas as atividades do Proerd, desenvolvidas em 10 lições em que são abordadas noções de cidadania, técnicas para resistir a pressões para o uso de drogas e prática de violência, maneiras de lidar com o stress, promoção de autoestima e tomada de decisões responsáveis.

A secretária-adjunta de Educação, Edilene de Souza Machado, representando o prefeito Emanuel Pinheiro, destacou a importância de iniciativas como essa, para a formação integral das crianças e adolescentes. Se dirigindo aos alunos, ela incentivou a todos para que se tornem multiplicadores das orientações aprendidas durante o programa. “Antes de qualquer atitude lembrem-se deste momento, que é um grande privilégio. Vocês são os multiplicadores desses ensinamentos e, aos pais, sejam compreensíveis e amorosos, porque somente o amor protege e tira as crianças das drogas e violências”, destacou ela.

O comandante-geral da Policia Militar de Mato Grosso, cel. PM Marcos Vieira da Cunha destacou o trabalho realizado na capacitação dos policiais militares que integram o programa. “Estar com os alunos e com todos vocês neste momento é uma honra muito grande. Sabemos da importância do Proerd no atual contexto social e para isso temos muito cuidado com a capacitação dos policiais militares instrutores. Ao completarmos 18 anos, só queremos agradecer a todos que fazem parte desse grande programa”.

Durante a formatura, representando os alunos que participaram do Proerd, as estudantes Ana Gabi Goes, da EMEB Prof. Firmo José Rodrigues, Ana Beatriz Ferreira da Silva, da EMEB Djani Ribeiro Campos e Julia Pereira, da EMEB Juscelino José Reiners foram premiadas com bicicletas pelas redações que produziram sobre o que aprenderam com o programa.

“Aprendi muitas coisas legais no Proerd. Como ficar longe das drogas, bebida e cigarro e sobre o bullyng e a empatia, que é se colocar no lugar do outro. Vou usar esses ensinamentos para sempre, tomar decisões seguras e responsáveis”, leu Ana Gabi Góes.

Para os pais, o programa faz a diferença no crescimento e desenvolvimento das crianças e dos jovens. “Este é um programa que sempre gostei. Minhas duas outras filhas já participaram e agora é a vez da Andressa. Eles passam muitas coisas boas para as crianças. Ajudam a desenvolver e fortalecer nossos filhos”, destacou Andreia Maria Souza.

Para as crianças, participar do programa é uma experiência marcante e algumas fizeram questão de falar das suas experiências. Angelina Gabriela Ribeiro dos Santos, 10 anos, aluna da EMEB Orlando Nigro disse que adorou a experiência enquanto sua amiga, Kelly Cristina Serrano, 11 anos, da mesma unidade educacional, que pela segunda vez participa do Proerd, disse que sempre aprende muito com os instrutores. “Aprendi a me proteger e dizer não. Vou levar o que eu aprendi para meus amigos”.

Ana Carolina, 10 anos, da EMEB Maria Ambrósio, disse que na sala de aula é possível sentir a diferença. “Agora estamos mais unidos na escola. Os colegas na minha sala antes faziam muito bullying, tinham muitas brigas. Agora não fazem mais isso. A gente aprende a ser mais gentil, conhecer mais as pessoas, e respeitar os outros”.

Participaram da formatura geral: autoridades do judiciário, segurança pública, militares, assessores, coordenadores pedagógicos e professores. As bandas marcial da Polícia Militar de Mato Grosso e da EMEB Prof Ranulpho  Paes de Barros.