Saúde / DIAGNOSTICO/TRATAMENTO
06 de Abril de 2017 14h13
Programa de Capacitação Permanente abre o ano abordando a Hanseniase
Cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal participaram na manhã desta quinta-feira (6), no auditório do Conselho Regional de Odontologia do curso sobre Hanseníase. Na primeira turma, 52 profissionais que atuam na rede de Saúde SUS participaram da ação que integra o Programa de Capacitação Permanente da Secretaria de Saúde de Cuiabá.
A coordenadora de Saúde Bucal, Diolena Sguarezi explicou que a iniciativa pretende desmistificar a doença e dizer não ao preconceito. “Estamos capacitando nossos profissionais para fazerem o diagnostico e encaminhamento dos pacientes para o tratamento adequado na rede pública de saúde”.
Ao todo cerca de 100 profissionais deverão participar da capacitação que terá uma segunda turma na tarde desta quinta-feira.
O curso tem carga horária de 4 horas e aborda temas como a doença no Brasil e em Mato Grosso, as lesões bucais e alterações faciais e, como o profissional da saúde bucal pode participar da prevenção, do diagnóstico e encaminhamento do paciente para o tratamento.
Um dos palestrantes, o técnico do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Cícero Fraga de Melo aborda o tema “Hanseníase: do preconceito ao conhecimento”. A outra palestrante é Alessandra Nogueira Porto Neves que fala sobre a “Contribuição do cirurgião-dentista no controle da Hanseníase”.
Ação
Em Cuiabá, o Programa Municipal de Controle da Hanseníase realiza várias ações visando a busca ativa dos casos, a realização de exames e o encaminhamento dos casos positivos para tratamento, além das campanhas. Essas atividades que ocorrem durante o ano nas unidades de saúde que trabalham com o Programa.
“Nossa intenção é intensificar essas atividades reforçando junto à população, a importância do diagnóstico na fase inicial da doença e o tratamento oportuno para a cura”, destacou Cicero Fraga de Melo.
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória.
SERVIÇO
Programa de Educação Permanente da Saúde Bucal
“Hanseníase”
Data: 06/04
Horário: das 14 às 17:30 horas (segunda turma)
Local: Auditório do Conselho Regional de Odontologia, no Centro Político e Administrativo de Cuiabá