Saúde / COMUNIDADES RURAIS
06 de Agosto de 2024 15h40
Programa AMOR e Consultório nas Ruas intensificam atendimento e promoção da Saúde para Indígenas da Etnia Warao
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio da Superintendência de Atenção Primária e Coordenação de Programas Estratégicos, realizou na manhã desta terça-feira (06) uma ação de promoção e atenção à saúde básica do grupo indígena Warao. No local, foram realizados exames, consultas médicas, entrega de medicamentos e orientações sobre os cuidados com a saúde das crianças.
De acordo com Janie Batista Costa, coordenadora dos Programas Estratégicos da Atenção Básica, o objetivo da ação foi realizar o rastreio de possíveis casos de tuberculose. Apesar da resistência inicial, o grupo aceitou receber as equipes de saúde do Programa de Assistência Médica e Odontológica Rural (AMOR), com o apoio do projeto Consultório nas Ruas, após a notificação de um caso de tuberculose envolvendo um de seus integrantes.
“O Programa AMOR é uma ação que leva atendimento às comunidades rurais com dificuldades de acesso aos serviços da rede de saúde devido à dificuldade de deslocamento. O rastreio de tuberculose, incluindo crianças e idosos, é uma ação já prevista no programa. Diante das notificações e do alto número de atendimentos necessários, acionamos o ‘Consultório nas Ruas’ e outros setores da SMS”, explica a coordenadora.
Para a ação, foram mobilizados cerca de 50 servidores, divididos em equipes de Hiperdia, diabetes e pressão alta; saúde da criança, saúde da mulher, saúde do idoso e saúde do homem. Os pacientes também puderam ser vacinados, além de receber consultas e exames rápidos para tuberculose, hanseníase, sífilis, AIDS e hepatites virais. A ação deve atender mais de 100 indígenas da etnia Warao que residem na mesma comunidade localizada na região do Pequizeiro.
“Caso seja detectado algum tipo de reação entre os pacientes, o caso será encaminhado para a Atenção Secundária, que dará início ao tratamento mais adequado de acordo com a necessidade de cada paciente investigado”, ressalta.
Lançado em janeiro de 2020 pelo prefeito Emanuel Pinheiro, o Programa de Assistência Médica e Odontológica Rural (AMOR) atende a comunidades rurais e terapêuticas (centros de recuperação de álcool e outras drogas) mais afastadas que não possuem acesso à estratégia de saúde da família devido à distância dos centros urbanos.