Saúde / ZONA RURAL
26 de Novembro de 2024 09h01
Retomado pela gestão Emanuel Pinheiro, Programa AMOR beneficia mais de 10 mil pessoas na zona rural de Cuiabá
Retomado e ampliado na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, o Programa Assistência Médica e Odontológica Rural - AMOR consolidou-se em 2024 como uma das principais iniciativas de saúde para comunidades da zona rural e terapêuticas de Cuiabá. Entre janeiro e outubro, mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas pelos atendimentos oferecidos pelas equipes móveis.
Com duas unidades móveis totalmente equipadas, o programa conta com equipes formadas por profissionais especializados: médico generalista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, agente administrativo e motorista. Os serviços incluem consultas médicas e de enfermagem, exames laboratoriais, aplicação de vacinas, oferta de medicamentos básicos, atendimentos de pré-natal, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), orientações de saúde e outros cuidados essenciais.
As duas equipes do Programa AMOR atendem regularmente 22 comunidades, percorrendo longas distâncias para garantir acesso à saúde. A equipe 1 realizou 8.630 atendimentos, incluindo visitas a uma comunidade localizada a 162 km de Cuiabá, a mais distante da capital. Já a equipe 2 registrou 8.278 atendimentos, alcançando comunidades até 116 km de distância.
Para a coordenadora do programa, Janie Costa, o AMOR é um exemplo de como a saúde pode chegar a todos os cantos do município. O Programa AMOR é muito mais do que assistência à saúde: é um gesto de cuidado e dignidade para comunidades que, muitas vezes, estão fora da rota dos serviços de saúde convencionais. Não medimos esforços para levar atendimento de qualidade a quem mais precisa. Ver o impacto que essas ações têm na vida das pessoas é o que nos motiva a continuar e aprimorar esse trabalho. Estamos promovendo inclusão e garantindo o direito básico à saúde para milhares de cidadãos", afirmou.
Com resultados significativos em 2024, o Programa AMOR reafirma seu compromisso de ser uma ponte entre a saúde pública e comunidades mais afastadas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população rural de Cuiabá.