Notícias

Governo /

02 de Junho de 2010 09h45

Programa "Agente Mirim de Combate à Dengue" realiza segundo sorteio

Giovania Teixeira Duarte/Assessoria-SME

Mais quatro alunos da rede municipal de Cuiabá e o mesmo número de residências foram premiados hoje (08-06) pelo programa “Agente Mirim de Combate à Dengue”, que oferece a estudantes do município, de sete a 14 anos, a oportunidade de conhecer, aprender e participar diretamente do combate à dengue por meio de visitas e cadastro de imóveis, levando informação e orientação. Os estudantes premiados receberão um Playstation e os proprietários dos imóveis um DVD e um liquidificador.

O projeto foi idealizado pelos Conselhos da Governança Integrada de Base em (GIB) em parceria com as Secretarias Municipais de Educação (SME) e de Saúde (SMS) de Cuiabá, e implementado em fevereiro com o cadastramento de oito mil casas. Hoje já são 15 mil residências cadastradas no combate à dengue.

As ações dos estudantes consistem em visitar e cadastrar as residências dispostas a participar do programa e que se comprometem a combater os possíveis criadouros do Aedes Aegypti. O imóvel cadastrado recebe um adesivo, em um lugar visível, com a inscrição “Esta casa se previne contra a Dengue”.

A SMS fornece às escolas e aos agentes todas as informações necessárias sobre as formas de proliferação e controle de Aedes Aegypti para que os estudantes possam realizar o trabalho de conscientização. É também de responsabilidade das equipes do Centro de Controle de Zoonoses a vistoria nas residências para verificar se elas cumprem todos os requisitos para receberem a premiação.

Presente ao evento, o prefeito Chico Galindo afirmou que o combate ao mosquito Aedes Aegypti deve ser responsabilidade de todos pois, segundo ele, somente o poder público não consegue resolver o problema.

O prefeito também sugeriu que a premiação seja ampliada para cinco alunos e cinco residências por regional. “Essa é uma maneira de motivarmos mais nossos alunos e a comunidade na prevenção à dengue. A educação e a conscientização são os únicos caminhos para vencer esse mal”, finalizou.

De acordo com o secretário municipal de educação, Permínio Pinto Filho, nos relatórios apresentados pela SMS sobre a dengue na capital, o “Agente Mirim de Combate à Dengue” foi apontado como um das ações que tem contribuído para a diminuição dos índices da doença. “Estamos no caminho certo.

Todos os programas que envolvem nossas crianças apresentam melhores resultados. Daí a decisão do prefeito em motivar ainda mais os nossos alunos”.

“O programa é um sucesso”, avalia o técnico da Governança Integrada de Base, José Roberto Stopa, ao revelar que, até o fim do ano, a meta é atingir 120 mil residências. “Serão 120 mil famílias no combate à dengue”, projeta.

Para o diretor da escola municipal Celina Fialho, no bairro Altos da Serra, Loredil Fernamdes, os educadores têm um papel fundamental na conscientização das crianças e, conseqüentemente, os pais. “A criança leva para o ambiente familiar o que aprende na escola. Por isso, a educação é tão importante nesse processo”.


Ele também conta que a unidade de ensino tem feito um trabalho extensivo à comunidade onde a escola está inserida. “Para essas ações, contamos com um parceiro fundamental, que é o Programa Saúde da Família. As equipes estão sempre visitando a escola, fornecendo material informativo sobre a dengue, além de palestras de conscientização sobre o tema”.

As escolas premiadas nesta fase do programa foram a Francisval de Brito, no bairro Coophamil, a Firmo José Rodrigues, no Três Barras, a Santa Cecília, no Pico do Amor, e a Maximiano Arcanjo da Cruz, no Santa Laura.

 

 

 

Mais informações:

(65) 3645-6578