Saúde / Treinamento
20 de Junho de 2016 16h30
Profissionais que irão trabalhar na UPA Sul começam curso de qualificação
A Secretaria de Saúde de Cuiabá deu inicio nesta segunda-feira (20), à primeira etapa do curso de qualificação dos profissionais que irão atuar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, localizada no bairro Pascoal Ramos. A unidade cujas obras foram entregues pelo prefeito Mauro Mendes no ultimo dia 9, tem um prazo de 90 dias para entrar em funcionamento de acordo com a normatização do Ministério da Saúde.
“O introdutório é na verdade uma semana integrada de capacitação e apresentação da Rede, Fluxo e Introdutório do SUS, para a equipe da nova unidade, a UPA Sul”, explicou a diretora técnica da Atenção Secundária (DTAS), Karina Miranda.
Participam dessa primeira etapa do curso, cerca de 20 profissionais. O curso segue os parâmetros e prioridades definidos nos planos e políticas de governo, para a saúde e a educação permanente dos profissionais do Sistema Único de Saúde, preparando esses profissionais para um novo modelo de gestão.
O secretário de Saúde de Cuiabá Ary Soares de Souza Junior disse que os profissionais enfrentarão desafios, responsabilidades e novos projetos, em sua jornada. “Como integrantes da nova equipe da UPA Sul, nossa expectativa como gestores é de que cada um se comprometa com a cidade de Cuiabá e com aqueles que nela vivem. Que eles prezem sempre por uma postura ética, pautada na moralidade dos seus atos diante de tantas demandas da sociedade. Que tenham criatividade para inovar o que está ultrapassado e com isso ofertar uma assistência humanizada e de qualidade. Esperamos também que sempre tenham a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo a necessidade do próximo e buscando ajudar na resolutividade dos seus problemas”.
A qualificação para os profissionais está acontecendo na própria UPA Sul, nesta segunda, terça, quarta e sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino, com abordagem de temas como Políticas do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentação do fluxo do Laboratório de Análises Clinicas (Lacec), Políticas de UPA e de Humanização e outros.
O Introdutório está sendo ministrado pela equipe técnica da Diretoria de Atenção Secundária.
Avanço no atendimento
No dia da entrega das obras de mais essa importante obra da atual gestão do município na área da Saúde, o prefeito Mauro Mendes, diante das dificuldades do governo federal, garantiu o custeio da UPA Sul, calculado em aproximadamente R$ 1,3 milhão a ser bancado com o apoio do Governo do Estado.
A UPA Sul, com capacidade para atender até 450 pacientes por dia, tem uma equipe formada por mais de 100 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, pessoal administrativo e outros. Seu funcionamento é 24 horas, sete dias por semana e resolvem grande parte das urgências e emergências como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e derrame. Possuem de 13 a 20 leitos de observação e tem capacidade para fazer pequenas cirurgias, além de serviços de raios-X, eletrocardiografia, pediatria e laboratório de exames.
Em Cuiabá, as UPA’s, Norte, localizada no bairro Morada do Ouro II, como a Sul e as duas outras em construção, a Oeste, localizada no bairro Verdão/Cidade Alta, prevista para ser entregue no final deste ano e Leste, no bairro Jardim Leblon, prevista para ser entregue no ano que vem, podem abranger uma região de 200 até 450 mil habitantes, cada uma.
As UPA’s fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.
Serviço
Curso - Introdutório
Local: UPA Sul “Roland T. Curvo”
Datas: 20, 21, 22 e 24 de junho
Período: Matutino e Vespertino (das 13:00 às 16:00 horas, no dia 22/06)
Endereço: Avenida Brasil S/N - Bairro Pascoal Ramos