Educação /
26 de Março de 2012 15h00
Profissionais que atuam nas creches municipais de Cuiabá aprendem a confeccionar brinquedos
O curso é formatado em cinco módulos com uma temática em cada um. No primeiro encontro os alunos aprenderão a confeccionar brinquedos de material reciclável, como garrafas de plástico e papelão.
Nas etapas seguintes da formação os TDIs farão outros materiais de diversão, como “calça pedagógica”, “rodão”, tapete das sensações” e “jogos com caixas de papelão”. “Além de ampliar a oferta de brinquedos nas creches para que o aluno trabalhe a ludicidade, essas atividades também estimulam a criatividade dos que atuam nas unidade e colaboram com a preservação do meio ambiente”, avalia a assessora pedagógica da SME e brinquedista, Vânia Joceli Araújo.
Outra abordagem da formação serão os cuidados na confecção dos brinquedos no que se refere à segurança das crianças, como arestas cortantes, materiais inflamáveis, peças pequenas que as crianças possam engolir, materiais que incluam tintas tóxica e produtos aromáticos, além de higienização das embalagens.
A coordenadora pedagógica da creche municipal Santa Inês, no bairro CPA III, Rosimeire Benedita da Silva, está participando do curso e afirma que a formação possibilita a ampliação da brinquedoteca no espaço escolar e o contato dos alunos com uma variedade maior de brinquedos. “A criança brinca o tempo todo, usa o imaginário e desenvolve sua capacidade cognitiva. Quanto maior a oferta, mais possibilidades eles têm de se desenvolver”.
A rede de ensino da capital possui hoje 50 creches que atendem cerca de 5,3 mil alunos de quatro meses a três anos e onze meses.