Notícias

Saúde / ORIENTAÇÃO/TÉCNICA

04 de Março de 2017 12h06

Profissionais das Regionais Sul e Leste fazem atualização para Campanha de Vacinação contra Influenza

MARIA BARBANT

Começou nesta manhã a orientação técnica  para os profissionais de enfermagem das unidades básicas de saúde das Regionais Sul e Leste visando a realização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Nesta primeira turma participaram 40 profissionais. Amanhã será a vez dos profissionais das Regionais Norte, Oeste e Zona Rural. A atualização está sendo realizada na Casa dos Conselhos.

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será  no período de 17 a 26 de maio, e o  dia “D”,  de mobilização nacional,  será no dia 13 de maio.

A meta definida pelo Ministério da Saúde é de que sejam vacinados, pelo menos, 90% da população dos grupos considerados prioritários, que são os  trabalhadores da saúde – que este ano serão vacinados antes do inicio da campanha -, as crianças na faixa etária de seis (06) meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade e professores das redes pública e privada de ensino  

Também fazem parte dos grupos considerados prioritários para vacinação contra a Influenza os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Também deve receber a vacina as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, independente da idade. Nesse caso, a orientação do Ministério da Saúde é que haja uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Estão nesse grupo os portadores de doenças crônicas como as  respiratória,  cardíacas , renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, imunosupressão, obesos (grau III), transplantados, e portadores de trissomias  como a  Síndrome de Dawn, de Klinefelter, de Wakany e outras.  

A Responsável Técnica (RT) do Programa de Imunização da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Michelle Jesus do Nascimento explicou que Cuiabá ainda não recebeu as doses da vacina. Segundo as informações repassadas durante a orientação técnica  o envio das doses está previsto para a próxima semana.

Saiba mais

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, que ao se agravar por levar a óbito indivíduos que apresentem fatores ou condições de risco.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias  da pessoas contaminadas ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que após  contato com superfícies recém-contaminadas podem levar o agente infecciosos direto a boca, olhos e nariz.

A doença pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C, sendo os  vírus A e B os de maior  importância clinica. Estima-se que, em média, as cepas A causem 75% das infecções mas, em algumas temporadas, ocorre o predomínio das cepas B.

Entre as orientações repassadas aos profissionais da enfermagem é de que as crianças de 06 meses a menores de cinco anos que receberam uma ou duas doses da vacina influenza em 2016 devem receber apenas uma dose este ano. “Também será considerado o esquema de duas doses para as crianças de seis meses a menores de nove anos de idade que serão vacinadas pela primeira vez sendo que a segunda dose será agendada para 30 dias após a primeira dose”, salientou a Michelle do Nascimento.

Ele lembrou ainda que todas as mulheres grávidas devem se vacinar e também as mulheres no período de 45 dias após o parto. Nesse caso, devem apresentar documento que comprove a gestão  como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto e outros.

 SERVIÇO

Orientação Técnica para 19ª Campanha Nacional  de Vacinação contra a Influenza

Dias: 07 de abril

Horário: das 08:00 às 11:00 horas

Local: Casa dos Conselhos

Av. Dom Aquino, nº 184, Bairro Dom Aquino