Saúde / Melhor Idade
09 de Outubro de 2015 15h55
Profissionais da saúde participam de capacitação na área de saúde bucal
Nos dias 15 e 16 de outubro, no Auditório da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, acontece o 2º módulo da capacitação sobre “Envelhecimento e Saúde Bucal da Pessoa Idosa”. A ação é uma iniciativa da Coordenadoria de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde de Cuiabá, e tem como objetivo formar recursos humanos com alta competência técnica para atuar na rede de atenção à saúde do idoso. “Esses profissionais, cirurgiões-dentistas e as equipes de saúde bucal, atuam desde a promoção, prevenção e assistência, até a reabilitação e, a idéia, é que promovam o atendimento total do paciente geriátrico”, explicou a responsável técnica pelo programa de Saúde Bucal do município, Diurianne França.
O primeiro módulo da capacitação aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro e o terceiro módulo será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, também no Auditório da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.
Ao todo participam da capacitação 240 cirurgiões-dentistas das Secretarias de Saúde do município e do estado e também todas as equipes de saúde bucal do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).
A saúde bucal é parte integrante da saúde geral e do bem-estar do indivíduo, e a cada dia, diversos estudos mostram a relação dos dentes (presentes/doentes ou ausentes/condição de limpeza da cavidade bucal) com a demência, problemas cardíacos, problemas pulmonares, controle secundário da diabetes e hipertensão, no ambiente das Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), em casas de repouso, em pacientes transplantados, no tratamento prévio antes de cirurgias cardíacas e radioterapia de cabeça e pescoço, na melhora das condições dietéticas em pacientes anêmico /debilitados, na reinserção social.
Na capacitação estão sendo passadas noções de fisiopatologia, das condições crônicas que acometem esses pacientes, farmacologia das drogas utilizadas, entre outras.
A capacitação é uma realização da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE), a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP) e Casa do Padeiro.