Notícias

Saúde / Capacitação

11 de Novembro de 2016 16h27

Profissionais da rede básica de saúde recebem treinamento em Oncologia

MARIA BARBANT

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Mais de mil profissionais da rede de atenção básica de Cuiabá estão  participando nesta sexta-feira (11), no Hotel Fazenda Mato Grosso,  de um Treinamento em Oncologia. A ação faz parte do programa de educação permanente e da Rede de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANTS),  da Secretaria de Saúde de Cuiabá.

A diretora de Atenção Básica, Deisi de Cássia Bocalon destacou a importância da capacitação para o diagnóstico precoce de pacientes.  “É extremamente importante para que os nossos profissionais estejam cada vez mais bem preparados para o diagnóstico precoce de pacientes. Com isso estamos  oportunizando um tratamento imediato, diminuindo comprometimentos maiores e gravidades, e minimizando sequelas”, salientou a Diretora.

Segundo Deisi Bocalon a ação é também uma forma de sensibilizar as pessoas para a doação sanguínea e de medula óssea.

Pela manhã 750 Agentes Comunitários de Saúde e um técnico de enfermagem de cada uma das unidades Básicas de Saúde (21 Centros de Saúde e 70 Equipes de Saúde da Família) lotaram uma das salas do hotel, para a capacitação.

Agora à tarde, Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), composto por Psicólogos, Nutricionistas, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas e Odontólogos, e mais os profissionais da Rede de Atenção às Doenças Crônicas e profissionais do Programa Consultório na Rua estão participando do evento. São ao todo mais de 300 pessoas.

O treinamento, resultado de uma parceria entre a SMS de Cuiabá e a empresa Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S. A. tem como foco dois tipos de câncer, de mama e linfoma, os mais frequentes.

“A ideia é que possamos contribuir para a melhoria do acesso  à rede de atendimento para pacientes oncológicos na Atenção Primária, nas áreas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento”, ressaltou Deisi Bocalon.

Em relação à Rede de Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis, a técnica Claudia Maria Ourives explica que “é preciso organizar os cuidados ao pacientes ontológicos, já que essas doenças fazem parte da rede e, regulando esses pacientes para a Atenção Secundária e depois acompanhando o  tratamento”.  

Os palestrantes do Treinamento em Oncologia são os médicos Hematologista, Dr. André Crepaldi e o  Mastologista, Dr. Luciano Florisbelo, ambos do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HC/MT).